Há quatro lobos cerebrais: Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais, estes que tem funções especificas em todo o corpo. O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato.
O telencéfalo inclui, entre outros, o lobo frontal (azul), parietal (amarelo), temporal (verde) e occipital (rosa). O cerebelo (branco) não faz parte do telencéfalo. O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário.
Os lobos anatômicos do telencéfalo são: Frontal, parietal, temporal, occipital e insular. O lobo insular não se relaciona com os ossos do crânio. O lobo funcional do telencéfalo é o lobo límbico, que abrange parte dos lobos frontal, parietal e temporal.
As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem.
Ele possui três partes principais: