Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis.).
As fases da aprendizagem motora (Gallahue e Ozmun, 2001), são: 1ª Fase - Motora Reflexiva: Os reflexos são as primeiras formas do movimento humano. 2ª Fase - Motora Rudimentar: Os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional e caracterizam-se por uma sequência de aparecimento previsível.
O desenvolvimento motor humano é compreendido em quatro fases: fase motora reflexiva, fase motora rudimentar, fase motora fundamental e fase motora especializada. A figura abaixo representa as etapas do desenvolvimento motor citadas por Gallahue e Ozmun (2003).
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR: 1- Fase Fundamental 2- Fase especializada 3- Fase Reflexa 4- Fase Rudimentar.
Clark (1994) descreve as mudanças no desenvolvimento motor em seis principais fases: 1) reflexiva ; 2) pré-adaptativa; 3) de habilidades motoras fundamentais; 4) de habilidades motoras especificas do contexto; 5) habilidosa; 6) compensatória.
Estágio Elementar: envolve maior controle e melhor coordenação dos movimentos fundamentais. Evidencia-se por volta dos quatro a cinco anos de idade, dependendo do processo de maturação. Estágio Maduro: é caracterizado como mecanicamente eficiente coordenado e de execução controlada.
As atividades locomotoras (andar, correr, saltar e saltitar), não-locomotoras (flexionar, estender, torcer, girar e levantar) e atividades manipulativas (lançar, pegar, bater, rebater, chutar e quicar) são exemplos de movimentos que devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infância.
As fases da Aprendizagem Motora são: Cognitivo, Associativo e Autônomo (Jardim, 2012). 1ª – Fase Cognitiva: A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro e nem corrigi-lo.
Confiram abaixo quais são eles, de acordo com a visão de Jean Piaget.
as 5 etapas do aprendizado são:
Resposta. Fase cognitiva, fase associativa e a fase autônoma.
Como acontece o desenvolvimento infantil?
O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação. ...
Resposta. Compreender, reter, praticar, disseminar , criar.
Numa atividade acadêmica também tem as três fases do conhecimento: a difusa, a analítica e a sintética. Vamos conhecer a primeira fase do conhecimento: a difusa. A fase difusa caracteriza-se pela noção do conhecimento que temos, mediante ao que esta sendo passado para nós acadêmicos.
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
De forma geral, o método científico pode apresentar as seguintes etapas:
São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.
Normalmente, o método científico segue algumas etapas básicas para que o planejamento da pesquisa seja orientado. Não é algo mandatório, mas o comum é a seguinte ordem: observação, elaboração do problema, levantamento de hipóteses, experimentação, análise dos resultados e conclusão.
A primeira etapa do estudo científico é a OBSERVAÇÃO. É através desta fase inaugural que um fenômeno ou coisa é observado, e o pesquisador vai identificar as suas fases de realização ou criação.
1) Escolha do tema; 2) Revisão de literatura; 3) Justificativa; 4) Formulação do problema; 5) Determinação de objetivos; 6) Metodologia; 7) Coleta de dados; 8) Tabulação de dados; 9) Análise e discussão dos resultados; 10) Conclusão da análise dos resultados; 11) Redação e apresentação do trabalho científico.
Conheça aqui todas as etapas da pesquisa científica
Portanto, a sua pesquisa científica deve conter os seguintes itens básicos: