O que realmente catapultou a obra de Da Vinci para a fama foi justamente o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial.
Museu do Louvre (desde 1797)
Louvre
Em 1503, um rico cidadão florentino, chamado Francesco del Giocondo, encomendou a Leonardo da Vinci (1452-1519) um retrato de sua mulher, a madonna (senhora) Lisa di Antonio Maria Gherardini. É provável que o rosto mostrado no quadro seja o dela. Daí os dois nomes da pintura: Mona Lisa e Gioconda.
Segundo o professor norte-americano James Todo, o segredo está em que Da Vinci pintou o retrato com certo ângulo que de qualquer forma permite que seus olhos "olhem ao centro do observador". "A idéia é simples, não importa em que lugar da sala uma pessoa esteja.
Um quadro nas malas de Leonardo da Vinci É comum falar da Mona Lisa como uma obra que Leonardo da Vinci, convidado pelo rei Francisco Primeiro, teria levado com ele para a França. ... A Mona Lisa fez, portanto, parte das coleções reais para ser exposta no castelo de Versalhes durante o reinado de Luís XIV.
Uma das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença. Outros afirmam que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos.