O zigoto é a primeira célula do novo ser. ... Em seguida, o zigoto passa por muitas divisões celulares (mitoses), originando muitas células que permanecem unidas e formarão o embrião. A divisão do zigoto, também chamada clivagem ou segmentação, origina inicialmente duas células chamadas blastômeros.
Gametas e Esporos são células reprodutivas. O zigoto dará origem ao embrião que se desenvolverá formando o indivíduo adulto. Já o Esporo é uma célula resistente que sem a presença de outra célula, a partir de condições ambientais favoráveis, germinará e se desenvolverá formando o indivíduo adulto.
Esporos das plantas vasculares Uma importante diferença entre esporos e sementes como unidades de dispersão é que os esporos não contêm reservas nutritivas e portanto exigem condições ambientais mais favoráveis que as sementes para a germinação.
Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.
O tamanho do embrião é 0.
óvulo
Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.
Resposta. sexuada é quando o ser vivo precisa de outro do sexo oposto para a reprodução. assexuada não há troca de gametas , um mesmo indivíduo se divide em dois e forma uma cópia identica dele proprio.
A diferença é que na reprodução sexuada existe a presença de gametas, o que implica na variabilidade genética. ... Essa reprodução é mais comum, sendo utilizada por humanos e plantas. Na reprodução assexuada não existe a participação de gametas. Por isso, os seres reproduzidos são exatamente iguais ao original.
Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa. Não pare agora...
Para entender o que é brotamento, deve-se saber que esse tipo de reprodução assexuada forma o broto, o qual pode soltar-se do organismo que o gerou e formar novo indivíduo. O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, assim como a divisão binária, a divisão múltipla, a propagação vegetativa e a fragmentação.
O brotamento ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas, principalmente em angiospermas. Em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos.
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
Brotamento: como o nome sugere, verifica-se o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução.