Isto é, cada termo do idioma tem uma sílaba tônica em que a intensidade é maior na pronúncia. Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. ... Ou seja, elas passaram a ter acentos gráficos: déficit, superávit e hábitat.
A palavra freguês é acentuada porque é uma oxítona, ou seja, a sua sílaba tônica ou a mais forte é a última.
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
Palavras proparoxítonas são palavras que têm a sua antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: música (MÚ-si-ca); matemática (ma-te-MÁ-ti-ca); gráfico (GRÁ-fi-co).
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. ... Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico.
O "porque" em questão é preposição e não leva acento. A classificação de palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas refere-se somente às palavras tônicas, por indicar em que posição localiza-se a sílaba tônica na palavra. ...
Verificado por especialistas (Verdadeiro) Quando a palavra termina com i, a última sílaba é falada mais forte. > Por exemplo, as palavras abacaxi, gibi, xixi, caqui, jabuti, tupi são oxítonas, ou seja, a sílaba tônica é a última.
Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam. Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.)
Importante é que a grafia seja única. Precisamos é saber distinguir aquelas palavras em que a pronúncia das vogais “e” (átona) e “i” se confundem: palito e paletó. O mesmo vale para vogal “o” (átona): água e mágoa. Temos ainda o problema da vogal átona “i” pronunciada, mas não escrita: pneu, adaptar, optar, advogado...
Resposta. Explicação: O de oxítonas e P de paroxítonas.