Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos. Existe no folclore brasileiro com os nomes mais diversos, Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi - pintadinho, Boi - de - reis, Boi - de - pano e Boi - de - Mamão.
Divirta-se fazendo programas culturais. Assistir a espetáculos teatrais, visitar exposições de arte, ver filmes e apresentações musicais são algumas das atividades culturais que você pode fazer em Santa Catarina.
Os casarões portugueses do Litoral, a arquitetura em estilo enxaimel no Vale do Itajaí e no Norte do Estado e as tradições italianas ainda fortes no Oeste são exemplos concretos da diversidade cultural catarinense, hoje enriquecida com a soma de novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para ...
5 pratos para comer em Santa Catarina
Os pratos da cozinha catarinense estão presentes em quase todas as regiões do estado, como a sopa agnolini, lasanha, batata com pão, Maionese e salame, tortéi, polenta, radici, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango a passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, sagu, etc.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Pratos Típicos:
12 comidas realmente típicas do Rio Grande do Sul
As 13 Melhores Comidas Típicas da Região Sul
A A cultura de Roraima apresenta fortes inifluencias indígena. ... O artesanato é um dos marcos centrais da cultura, num misto de Nordeste com povos nativos. A dança tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna.
A gastronomia amapaense é influenciada pelos povos indígenas e se utiliza de elementos próprios da região como suas 200 espécies de peixes de águas doce e salgada, a carne de búfalo, suas nove variedades de camarão de água doce, além de frutas exóticas - como o açaí e o tucumã.
A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas.
Assim como em todas as cidades da Amazônia, no Amapá o folclore é forte e possui diversas influências: indígenas ou africanas e até religiosas. Boi-Bumbá, Marabaixo e a Festa de São Tiago são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense.
As festas mais populares do Amapá são Boi-Bumba, Festa do divino espirito santo,Círio de Nazaré e a festa de São Tiago. Essas festas quem participa delas além do grande fluxo de turistas que vem apreciar a festa, os moradores das comunidades também.
A festa de São Tiago, comemorada no município de Mazagão Velho1 , no Amapá, remonta há mais de dois séculos, ou seja, tem 229 anos, tendo se originado no continente africano, no século XVIII, a partir dos conflitos entre cristãos e mouros na cidade da Mauritânia (costa da África).
É um evento folclórico que se caracteriza por um desfile de cavalos, os quais são ornamentados com mantos bordados com flores de verdade, e cavaleiros vestidos com os tradicionais trajes de camponeses.
Explicação:A imigração forçada se deu pela guerra entre mouros e cristãos, durante a implantação do cristianismo português no continente africano. A vila de Nova Mazagão – hoje vila de Mazagão Velho – foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.
A pensionista Sebastiana Amaral, 77 anos, conta que seus bisavós e avós vieram de Marrocos junto com os primeiros habitantes da Vila de Mazagão Velho.
Mazagão é um município brasileiro no estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população estimada em 2017 era de 20 387 habitantes e a área é de km². Faz parte da Região Metropolitana de Macapá.
Mazagão: Água quente.
O Gentílico de Mazagão é Mazaganistas. Mazagão possuí uma área total de Km². Sua população no ano de 2010 era de 17.
A vila de Nova Mazagão - hoje Mazagão Velho, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital, Macapá - foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.
dia 05, de outubro de 1988
Etimologia. A origem do nome do estado é controversa. Na língua tupi, o nome "amapá" significaria "o lugar da chuva" (ama, "chuva" e paba, "lugar", "estância", "morada"). Segundo a tradição, porém, o nome teria vindo do nheengatu, significando "terra que acaba" ou "ilha".
Adelantado de Nueva Andaluzia
Central
Amapá