Platão, no seu diálogo “Timeu”, designa o demiurgo como sendo o deus que ordena a matéria original e que dá forma ao universo; ou seja, o demiurgo é um “fabricante” que cria ele próprio a “alma do mundo”, ao passo que os deuses inferiores – que são também criação do demiurgo – se encarregaram da criação dos entes ...
Platão vê o demiurgo como o organizador. A ele cabe a responsabilidade de construir, pela matéria que já existe, tudo que existe no universo. Platão pensava o demiurgo então, não como deus criador, mas como um produtor, ou seja, não como aquele que traz à existência, mas como o que cria a partir da existência./span>
Acontece, contudo, que o Demiurgo desconhece sua origem. Desconhece que foi criado pelo Absoluto, Onipresente Criador, que lhe conferiu o poder de desdobrar a criação, dando origem à humanidade. ... Por isso os gnósticos se referiam ao Deus do Antigo Testamento como Demiurgo./span>
substantivo masculino Adepto do gnosticismo, movimento religioso que mescla aspectos do cristianismo convencional, misticismo e especulação filosófica, sendo o conhecimento obtido tendo em conta as verdades divinas, por oposição à matéria. adjetivo Relativo ao gnosticismo ou à gnose: ritual gnóstico.
substantivo masculino Nome do deus criador, na filosofia platônica. [Por Extensão] Qualquer ser que represente uma divindade.
Resposta. O Mundo das Sombras,era aquele que só podia ser visto pelo senso comum uma ideia que não é a própria é que todos estão coladas nela como se fosse verdade. O Mundo da Idéias é aquele mundo da verdade e do conhecimento das pessoas./span>
A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. ... Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.