Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.
Geralmente os vasos sanguíneos são formados pelas seguintes camadas, também conhecidas como túnicas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. A camada mais interna é a túnica íntima, e a mais externa é a adventícia.
O coração e os vasos sanguíneos constituem o sistema cardiovascular (circulatório). O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e remove produtos residuais dos tecidos. Todo o sangue é transportado nesses vasos.
O tecido do coração recebe sangue de duas artérias que têm início pouco acima da válvula aórtica: a artéria coronária esquerda e a artéria coronária direita. Pouco depois de deixar a aorta, a artéria coronária esquerda bifurca em duas: a artéria descendente anterior esquerda e a artéria circunflexa esquerda.
Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.
A drenagem venosa do coração é governada primariamente pelo seio coronário, com auxílio secundário das veias cardíacas anteriores, que entram diretamente no átrio direito, e das veias cardíacas menores, que se abrem diretamente no interior das câmaras cardíacas.