Rugosidade é uma medida das variações do relevo que pode ser dada de uma superfície. Representa um dos estados de superfície devendo estar indicada em desenho técnico (ISO 1302). Os valores de rugosidade média (Ra) em função da operação ou processo de fabrico constam em diversas tabelas, variando entre 0.
A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco subregiões (le) e calculando um linha média para o perfil, para a qual a área dos picos acima e abaixo da linha é igual.
Emprego do parâmetro Ra: O parâmetro Ra é utilizado, quando for necessário o controle de rugosidade continuamente nas linhas de produção, devido à sua facilidade de obtenção. Nos casos de superfícies onde o acabamento apresenta os sulcos de usinagem bem orientados (torneamento, fresagem, etc.).
A quantidade usada para medir a rugosidade da superfície interna do tubo é chamada de rugosidade relativa e é igual à altura média das irregularidades da superfície (ε) dividida pelo diâmetro do tubo (D). , onde as irregularidades médias da superfície da altura e o diâmetro do tubo estão em milímetros.
Chama-se o comprimento le de comprimento de amostragem (NBR 6405/1988). O comprimento de amostragem nos aparelhos eletrônicos, chamado de cut-off (le), não deve ser confundido com a distância total (lt) percorrida pelo apalpador sobre a superfície.
Funcionamento do rugosímetro O processo de medição que define a rugosidade da superfície, consiste em percorrer a superfície que será analisada com o apalpador (que carrega a agulha apalpadora), acompanhado por uma guia que auxilia ele a se mover na mesma direção.
Uso: superfícies de vedação, superfícies dinamicamente carregadas etc. Vantagem: indica a deterioração da superfície, fácil obtenção, grande difusão, complementa o Ra. Desvantagens: nem todos os rugosímetros medem, cuidado ao obtê-lo sem filtragem, não informa o formato da superfície.
Erros microgeométricos Erros microgeométricos são os erros conhecidos como rugosidade. É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. ... Por exemplo: superfícies plana, cilíndrica etc., que sejam, por definição, perfeitas.
A remoção do material é: facultativa exigida não permitida Superfície com rugosidade de valor máximo Ra = 3,2 mm. Superfície com rugosidade de valor máximo Ra= 6,3 mm e mínimo Ra = 1,6 mm. Símbolo básico; só pode ser usado quando seu significado for complementado por uma indicação.
Neste exemplo, N 9 é a classe de rugosidade predominante. Uma das superfícies de revolução deve apresentar a classe N 8 e a superfície do furo longitudinal deve apresentar a classe N 6. O símbolo pode ser representado dentro dos parênteses para substituir as indicações específicas de classes de rugosidade.
Tolerância de posição Quando tomamos como referência a posição, três tipos de tolerância devem ser considerados: de localização; de concentricidade e de simetria.
A rugosidade superficial de uma peça é normalmente medida pela unidade chamada Ra que é a média aritmética das variações encontradas em uma superfície em comparação à superfície ideal ou vetor.
f é o fator de atrito (adimensional); Re é o número de Reynolds (adimensional). Substituindo a Equação 9 pela 1, a perda da carga de pressão, para tubos de PVC, com rugosidade relativa entre [1,5E-5, 5,2E-3] e velocidades de escoamento (V ), tal que 0,6m.
O medidor de rugosidade, rugosímetro, é um medidor portátil para determinar com um único dispositivo, a profundidade de rugosidade de Ra, Rz, Rq e Rt. O pequeno rugosímetro foi especialmente projetado para a medição rápida da rugosidade. O rugosímetro serve para detectar a rugosidade superficial.