O romance relata as histórias e peripécias vividas por Quixote e seu companheiro nas regiões espanholas: La Mancha, Aragão e Catalunha. O grande valor humorístico de tais passagens é encontrado entre as fantasias e loucuras de seu protagonista e a dura realidade vivida.
Dom Quixote acreditava viver uma história de cavalaria; perdera o juízo da realidade e via todas as coisas como se fizessem parte da história dos seus livros. Saiu às escondidas da sua casa, deixando sua criada e sua sobrinha, e partiu em busca de aventuras.
Resposta. Resposta: Como um camponês que vivia trabalhando no campo, que depois de um tempo resolveu se tornar um cavaleiro.
A importância de Dom Quixote de la Mancha na literatura reside, entre outras coisas, no fato de ele satirizar um modelo de literatura que havia sido usado por muitos anos, os romances de cavalaria, também se tornando o primeiro romance moderno e exercendo uma influência realmente importante na narrativa europeia ...
Por vezes tentam levá-lo de volta para sua casa, a fim de que se trate, mas ele sempre sente que precisa defender a pátria e volta a fugir. Após passar por muitas desventuras e aventuras, sentindo-se adoentado, Dom Quixote resolve por livre e espontânea vontade voltar à Mancha.
A alternativa que informa mais precisamente qual a origem das inspirações do sonhador D. Quixote é: a) A personagem possuía grande interesse em comprar objetos antigos, saindo às ruas de Mancha em busca de inspiração.
Conhecido também como o Cavaleiro da Triste Figura, o espanhol se reveste de uma antiga armadura legada por seu bisavô, improvisa um capacete de papelão e assume o título de Dom Quixote de La Mancha.
Dulcineia de Toboso é uma personagem fictícia do romance Dom Quixote, escrito por Miguel de Cervantes.
18) A alcunha de “O cavaleiro da Triste Figura” deve-se à uma de suas desventuras. Em uma de suas “batalhas”, ele saiu tão machucado que Sancho Pança o apelidou de Cavaleiro de Triste Figura: (…) dom Quixote perguntou a Sancho o que o tinha levado a chamá-lo “Cavaleiro da Triste Figura”, justamente agora.