O hidrogênio ionizável é aquele capaz de formar um cátion hidrônio. Para saber se um hidrogênio é ionizável, levamos em consideração a classificação do ácido em hidrácido (não possui oxigênio na sua composição) ou oxiácido (possui oxigênio na sua composição). Todo hidrogênio de um hidrácido é considerado ionizável.
A resposta correta é a letra “c” porque o HClO4 apresenta um hidrogênio ionizável, o H2SO4 apresenta dois hidrogênios ionizáveis o H3PO4 apresenta três hidrogênios ionizáveis.
H3PO3 – ácido fosforoso: diácido (2 Hidrogênios ionizáveis) H3PO2 – ácido hipofosforoso: monoácido (1 Hidrogênio ionizável)
QUANTO AO NÚMERO DE HIDROGÊNIOS Diácidos ou dipróticos: apresentam dois hidrogênios ionizáveis na molécula. Ex. ácido sulfúrico (H2SO4). Triácidos ou tripróticos: apresentam três hidrogênios ionizáveis na molécula.
HBrO2
HMnO₄
Resposta. O ácido pirosulfúrico é a ação do anidrido sulfúrico (SO3) com moléculas de água. No início há aprodução do ácido sufúrico que se adiciona ao anidrido sulfúrico produzindo o H2S2O7, ácido pirosulfúrico. Essa mistura dos dois ácidos recebe o nome de ácido sulfúrico fumegante ou "oleum".
O H3PO3 é um diácido. Apesar da aparente semelhança com o ácido fosfórico, H3PO4, o H3PO3 possui apenas dois átomos de H ionizáveis. Em ambos os casos, apenas os H ligados aos átomos de O podem ser ionizados. No H3PO3, 2 átomos de H estão ligados a átomos de O, e 1 átomo de H está ligado ao átomo de P.
Assim sendo, os ácidos podem ser classificados em: Hidrácidos: ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição. ... Oxiácidos: ácidos que apresentam oxigênio na sua composição. Exemplos: H3PO3, H2SO3 e HBrO2.
Alguns exemplos de oxiácidos:
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).