Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, que são uma tradição milenar, passou à ser relacionada ao cristianismo.
Por gerar grandes ninhadas, o coelho representa a fertilidade e o recomeço da vida, simbolizando a capacidade constante da Igreja de produzir novos discípulos. Os principais significados deste animal têm a ver com questões como abundância, conforto, vulnerabilidade, fertilidade, desejo e procriação.
Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
12 de abril
A primeira Páscoa celebrada pelos judeus, ainda no período do cativeiro no Egito, é descrita na narrativa bíblica da seguinte maneira: Os hebreus sacrificaram um cordeiro sadio, de um ano, no dia 14 de nissan. O animal foi assado inteiro e então consumido (o que não foi consumido, foi queimado).
Origem da palavra Páscoa. Páscoa, nome. Do lat. ... eclesiástico Pascha, por cruzamento com pascua, «alimento (propriamente (pasto»)», pois a Páscoa põe fim ao jejum da Quaresma; aquele lat.
40 dias