O ácido nítrico é um ácido forte que se encontra na Natureza na forma de sais (nitratos) e apresenta a fórmula HNO3. O ácido nítrico é um forte oxidante que ataca quase todos os metais. Pela sua capacidade de separar o ouro da prata mediante dissolução desta, foi outrora conhecido por água-forte.
O ácido sulfúrico é utilizado como eletrólito das baterias de chumbo. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.
14
5
O nitrato de amônio (NH4NO3) é produzido pela reação de NH3 com HNO3. Esse composto sólido é usado como fertilizante.
Resposta. Quando ácidos fortes são dissolvidos em água, o íon que sempre se forma é o hidrogênio. ... Nesse caso o hidrogênio doa um elétron para o ânion que está ligado a ele, resultando na estabilidade do ácido.
Na indústria, o ácido sulfúrico é produzido com base no enxofre elementar, por um método denominado processo de contato, que acontece em três etapas: 1ª etapa: queima do enxofre para produção de dióxido de enxofre. 2ª etapa: oxidação do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre.
O lauril sulfato de sódio (LSS) é um tensioactivo aniônico, um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e industrial. A substância tem propriedade detergente, pois, com a ação emulsificante, remove a gordura e o óleo das superfícies.
O nome do ácido sulfônico fornecido pelo exercício indica a presença de três radicais metil (CH3) e um radical etil (H3C-CH2). Um dos radicais metil está no mesmo carbono (de número 4, distante do grupo sulfônico SO3H) que o radical etil.
Resposta: A resposta correta é a letra a.
A regra de nomenclatura de ácidos sulfônicos baseia-se no prefixo do número de carbonos, infixo relacionado com as ligações e no sufixo sulfônico.
A Amida 60% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. ... A Amida 60% é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e detergentes.
A Amida 90% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. ... A dosagem de Amida 90% nas formulações depende de cada formulação, porém podem variar de 1,0 a 8,0% dependendo da aplicação.
Em shampoos (xampus) de uso humano, recomenda-se a adição de 2 a 3% de Amida 90, esta proporção também é indicada para sabonetes líquidos. Em banhos de espuma esta dosagem pode aumentada, a fim de se obter melhor estabilidade de espuma no produto formulado.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Amidas são um grupo de substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio. Pertencem às funções nitrogenadas, assim como aminas, nitrocompostos, nitrilas, isonitrilos e sais de amônio quaternário, já que apresentam em sua constituição pelo menos um átomo de nitrogênio.