Para solicitar a 1ª via do cartão BOM Sênior, é simples, basta entrar em contato pelo WhatsApp no número (11) 3888-2200 e fazer seu pedido no autoatendimento. Será necessário fornecer alguns dados: Nome, data nascimento, e-mail e endereço.
COMO REQUERER A CREDENCIAL Ir ao Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 13h), com originais e cópias do RG ou CNH e comprovante de residência em Santos (atualizado) em seu nome. Agendar perícia pelo telefone 3233-3236, a ser feita na sede da CET (Av.
Dirija-se até a Loja SOU + Diadema, localizada na Avenida Presidente Kennedy 287 – Centro – Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, com os documentos: CPF original, RG original, Comprovante de residência original.
Também é possível retirar gratuitamente o bilhete nos postos de atendimento da SPTrans. Caso opte pelos postos dos terminais Parque Dom Pedro 2º (centro) e Lapa (zona oeste), o passageiro poderá agendar uma data e horário para a retirada.
Para emitir a Carteira do Idoso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a secretaria municipal de Assistência Social de cada cidade. Com ela, o idoso será incluído no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS).
Passaporte do Idoso
Para emitir o bilhete de viagem gratuito, o idoso precisa comprovar idade e renda. Para a idade, basta apresentar um documento original com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.
Para emitir o documento, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, que identifica famílias de baixa renda. A solicitação da Carteira é feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) gratuitamente.
A solicitação deve ser feita pessoalmente pelo idoso no guichê da empresa de ônibus e com uma antecedência mínima de três horas em relação ao embarque. Uma vez que o pedido tenha sido aprovado, o usuário deve estar na plataforma, pelo menos, meia hora antes da partida.
Tem direito à gratuidade, de acordo com a lei estadual, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos, com a disposição de dois assentos reservados (se ocupados, é concedido o desconto de 50% no valor das passagens).
Presidente do tribunal derrubou nesta terça decisão de juiz que havia suspendido decreto de Doria. Com isso, idosos de 60 a 65 anos terão de pagar passagens nos trens do Metrô da CPTM e dos ônibus intermunicipais da EMTU; decisão não vale para ônibus da capital.
65 anos
Muita gente não sabe, mas pessoas com mais de 60 anos possuem direito a alguns benefícios que vão além da gratuidade no transporte público e do desconto no cinema. De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural.
Afinal, quem tem direito à passagem de ônibus grátis? Idosos, pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltiplas e jovens entre 15 a 29 anos podem viajar de graça. Cada categoria de passageiro é assegurado por uma lei diferente, e precisa cumprir certos requisitos.