Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado. Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4). Imagem 4: Abdome normal ou atípico.
Abdome globoso- apresentando distensão uniforme e regular; encontrado em indivíduos obesos, portadores de ascites, em pacientes com grande meteorismo intestinal (obstrução intestinal) e em portadores de grandes tumores abdominais.
Quadro de instalação súbita de dor abdominal, geralmente grave, demandando a realização de rápido diagnóstico a fim de evitar complicações irreversíveis ou a morte do paciente.
O abdome agudo é causado por alguma enfermidade. As mais comuns de provocarem esse problema são: apendicite, úlcera péptica aguda perfurada, cálculo na vesícula, pancreatite, isquemia intestinal, entre outras. Por haverem muitas doenças que podem causar essa condição, é preciso ter muito cuidado na hora do diagnóstico.
As possíveis causas incluem:
A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total). A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).
A rotina radiológica é composta pelas seguintes incidências: radiografia de tórax em PA ortostática, AP de abdome em decúbito dorsal e AP de abdome em posição ortostática. (ROTINA DE ABDOME AGUDO – RAA) Por que é feita radiografia de tórax?
As dores abdominais podem ser dividias em três grupos principais: Dor visceral: origina-se das vísceras abdominais, que são inervadas por fibras autonômicas. Elas respondem a sensações de distensão e contração muscular.
Indicações do RX do abdómen A presença de náuseas, vómitos, obstipação (intestino preso), presença de gases, diarreia, massas abdominais, hematúria (sangue na urina), localização de objetos que possam ter sido engolidos, controle da posição de drenos, entre outras, são indicações para a realização do exame.
Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.
Exames para dor de barriga A tomografia computadorizada (TC) abdominal costuma ser a mais indicada, pois auxilia a identificar muitas causas da dor abdominal - mas não todas. Afinal, exame de urina costuma ser feito com frequência para procurar sinais de infecção urinária ou cálculos renais.
Quadrante Superior Esquerdo (QSE) o lobo esquerdo do fígado. o baço. o estômago. o jejuno.
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e constipação ou diarreia recorrentes. Os sintomas variam, mas, geralmente incluem dor abdominal inferior, distensão abdominal, gases e constipação ou diarreia.
Síndrome do intestino irritável com diarreia: fezes moles ou líquidas em pelo menos 25% das evacuações / fezes endurecidas ou em bolinhas em menos de 5% das evacuações.
Assim, dependendo dos sintomas apresentados o médico pode receitar:
Bifidobacterium Infantis – Combate a síndrome do intestino irritável.
Ensaios clínicos têm demonstrado que os probióticos podem reduzir os sintomas da SII, especialmente se o paciente tem SIBO contribuindo para a SII. A Bifidobacterium infantis tem sido estudada extensivamente e diminui os sintomas da SII.
Pessoas com a síndrome não devem tomar laxantes fortes. Aumentar o conteúdo de fibras na dieta pode ajudar a regular a atividade intestinal e reduzir tanto a constipação como a diarréia. Se as fontes modificáveis de estresse podem ser descobertas, resolvê-las pode ajudar.
Melhores alimentos para quem tem Síndrome do Intestino Irritável
Na dieta da síndrome do intestino irritável, é importante evitar alimentos que sejam estimulantes como o café, chocolate, bebidas energéticas, chá preto e chá verde, além de também não ser recomendado o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos que contenham corantes artificiais.
Após compreenderem os fatores emocionais e terem maior controle deles, os pacientes passaram a consumir os alimentos antes restritos, sem terem sintomas. Portanto, se o ovo vai ou não vai te fazer mal, vai depender muito de como você está emocionalmente.
Cuidados com o intestino Para manter sua flora intestinal equilibrada e saudável, é necessário evitar: Uso de medicamentos laxantes continuadamente e sem orientação médica. Leite e derivados (em geral, portadores da SII possuem certo grau de intolerância à lactose) Condimentos picantes.
Os antioxidantes em batata-doce roxa ajudam no crescimento de um tipo específico de bactérias intestinais que ajuda a reduzir o risco de desenvolver síndrome do intestino irritável (IBS). As batatas-doces estão cheias de antioxidantes que desafiam a idade.
Por ser um produto industrializado cheio de açúcar e leite não recomendamos para quem tem SII, além de yacult não ser a melhor escolha para se obter cepas de lactobacilos, este produto pode irritar ainda mais a mucosa intestinal.
- Alimentos ricos em fibras (em caso de prisão de ventre): farelo de trigo, ALL-Bran, Fibra Mais, semente de linhaça, aveia, pão integral, arroz integral, laranja com o bagaço, verduras, legumes, etc. - Alimentos que “prendam” o intestino (em caso de diarréia): banana, suco de maçã sem açúcar e torradas.
Quem tem síndrome do intestino irritável pode comer mamão? E também, pode comer mandioca cozida? não existe dieta específica para SII. Se você ingerir mamão ou mandioca e não sentir nada, não há problema algum.
Não existe uma restrição formal a tapioca para quem tem o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável.
Em geral, os portadores da SII não tem problema com a digestão de carnes e arroz. Entretanto, o grupo das leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, podem causar desconforto em pessoas mais sensíveis. Você precisa verificar como seu organismo reage a esse grupo de alimentos em particular.