Resposta: Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). ... Mais de 120 mil religiosos se dividiam em alto clero e baixo clero. O alto clero era formado por bispos e abades.
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.
O clero, principalmente, era acusado de ser despreparado, negligente e promíscuo, e o papado em si era tido como corrupto. Nestas circunstâncias, ocorreria a Reforma Católica, que procurava recuperar a credibilidade do clero ao moralizá-lo.
O clero tinha grande importância no interior dos feudos nessa época. Sendo a única classe letrada do período, a Igreja tinha grande influência nos costumes e formas de agir do mundo medieval. Os clérigos eram divididos entre alto e baixo clero. ... Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses.
Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.
O termo regular provém do fato de que cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida (do latim, regula). Distingue-se do clero secular, que é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público e que vivem junto dos leigos.
Clero secular (do latim: "sæculum", que significa mundo), também referido mais comumente na atualidade como Clero diocesano, historicamente por vezes referido como clero ou presbíteros do hábito de São Pedro, é a designação dada à parcela do clero da Igreja Católica Romana que desempenha atividades voltadas para o ...
Existem dois tipos de padres: religiosos e diocesanos. Os padres religiosos professam os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência.