Blocos sobre estacas ou blocos de coroamento são elementos estruturais usados para transferir as ações da superestrutura para um conjunto de estacas. ... O conhecimento de seu real comportamento estrutural é de fundamental importância, pois são elementos estruturais que garantem a segurança de toda a estrutura.
A diferença básica é a função de cada um. Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.
Os blocos podem ser apoiados sobre um número qualquer de estacas, sendo mais comuns os blocos sobre uma, duas ou três estacas. Isso depende principalmente das características do solo, da capacidade da estaca e da carga do pilar.
A distância entre as estacas (L) é definido como 3 vezes o diâmetro da estaca, e o cobrimento (c) que é a distância entre o eixo da estaca e a face do bloco é definido como metade da estaca mais 15 centímetros.
No caso de uma estaca com 50cm de diâmetro e 10m de profundidade (que é a altura, nesse caso), fazemos o cálculo da seguinte forma: V = 3,1416 x 0,25 (x2) x 11.
Segundo a NBR 6122, para o dimensionamento estrutural deve-se calcular a tensão na cabeça da estaca. A Equação 1 apresenta o cálculo da tensão na cabeça da estaca. Equação 1 – Tensão na cabeça da estaca. Quando a tensão na cabeça da estaca for inferior a 6 MPa, deve-se utilizar apenas uma armadura mínima.
No entanto agora se pode calcula a potência correspondente a cada tipo de resistor ôhmico quando percorrido por uma corrente elétrica.