Definição de problema: Qualquer situação a ser “resolvida” por uma seqüência ações a ser executada, para atingir um objetivo, onde a situação é o estado inicial e o objeto é o estado final desejado. ...
Para ajudar, segue um resumo de algumas boas práticas na hora de descrever um problema.
Objetivos específicos Resolver problemas explorando os processos matemáticos. Explorar diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos consistentes baseados na interpretação e na compreensão da situação. identificar dados importantes em problemas com excesso de dados.
Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
I, II e IV. De maneira bastante sintética, podemos caracterizar a situação-problema como “uma situação geradora de um problema, cujo conceito necessário à sua resolução seja aquele conceito que queremos que o aluno construa”, ou seja, na resolução do problema, o aluno sentirá o poder do novo conceito.
Para resolver problemas matemáticos é necessário que compreendam conceitualmente a operação para resolvê-los. Se o problema leva o aluno a repetir procedimentos ele não estará desenvolvendo estratégias de solução e automaticamente não haverá uma compreensão conceitual.
A partir da década de 1930 surgiu uma nova orientação, a Aritmética Significativa2, preocupada com a compreensão dos alunos. Nesse período iniciaram-se debates sobre a Resolução de Problemas como um meio de ensinar matemática, tendo como destaque os estudos do professor e matemático George Polya.