Para as tintas feitas de frutas, mergulhe a roupa em ¼ de xícara de sal e 4 xícaras de água. Para as tintas feitas com vegetais, misture com uma xícara de vinagre e quatro xícaras de água. Ferva por uma hora. Enxágue o tecido ou roupa em água fria e depois deixe na tintura até conseguir a cor desejada.
O pó de café resulta na cor marrom. Do urucum vem a cor laranja. Do açafrão, a amarela... O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido: basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural.
São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias: Amarelo + vermelho = laranja.
Modo de Fazer Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Vejamos a combinação que forma cada cor secundária: Azul + Amarelo = Verde. Azul + Vermelho = Roxo. Amarelo + Vermelho = Laranja.
Ao misturar partes iguais de amarelo e vermelho, você criará um laranja puro. Se quer um tom levemente diferente, adicione mais amarelo ou mais laranja.
O vermelho é uma cor primária e, como tal, não é possível fazer uma combinação com outras cores que resultem em vermelho. As cores primárias são cores puras e que, assim como o vermelho, não são obtidas por meio de misturas. As cores primárias são três: azul, vermelho e amarelo.
Para fazer a cor vermelho claro, é necessário misturar o corante vermelho com o branco. O equilíbrio dependerá do tom que você deseja obter, uma vez que quanto mais gotas brancas você adicionar, mais clara a mistura vai ser.
Resposta: