Resposta
No Brasil, por exemplo, cada estado possui elementos culturais próprios e isso se reflete também na diversidade linguística. ... Ao achar que uma variante linguística é melhor que outra, estamos segregando grupos culturais apenas por não dominarem um modo específico de se comunicar por meio da língua.
Português. As origens dos sotaques brasileiros estão na colonização do país feita por vários povos em diferentes momentos históricos. ... No Sul, os alemães, italianos e outros povos vindos do leste europeu. No Rio Grande do Sul, acrescenta-se a estes a influência dos países de fronteira, de língua espanhola.
São os sotaques!
Bahiano é o mais feio, seguido do carioca e depois do paranaense do interior.
Assim, para descobrir as origens de um determinado sotaque é preciso estudar tanto a história da população nativa da região quanto das pessoas que migraram para lá. ... Cada região do país foi assimilando diferentes elementos dessas fontes, resultando nos diferente sotaques e dialetos.
Mas basta falarmos com pessoas de outra cidade ou de outro estado que percebemos logo a diferença. Os sotaques são desenvolvidos pelas comunidades naturalmente, por imitação. Isso quer dizer que um vai adquirindo a maneira de falar do outro e, aos poucos, todos estão falando de forma muito parecida.
O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com uma influência francesa depois de alguns anos. Foneticamente falando: O sotaque do nordeste apresenta os fonemas /t, d/ palatalizados quando estão antes da vogal palatal alta /i/ ou depois da semivogal palatal alta /j/.
Afinal, assim como os outros estados, o Maranhão comete erros na língua portuguesa.