Funcionamento do motor monofásico O motor monofásico é composto por 2 bobinas principais, que estão sempre sendo alimentadas, ou por 2 fases ou por fase e neutro, mas elas sempre estão recebendo alimentação. E junto delas, existe a bobina auxiliar, e essa é diretamente ligada ao capacitor.
Teste os terminais. Essa etapa requer um multímetro, que possui dois terminais de teste. Um dos terminais deve tocar na carcaça do motor, enquanto o outro deve ser encostado em um dos terminais expostos dele. Veja os resultados no multímetro e repita o mesmo procedimento com o outro terminal exposto do motor.
2 – Use um medidor de ohm para verificar o valor da resistência. Configure seu ohmímetro para teste de resistência ou Ohns. Escolha a maior escala (R x 1.
Teste de resistência do enrolamento primário Localize o enrolamento primário da sua bobina (consulte o manual do fabricante), coloque o multímetro na escala de 200 Ohms do modo Ohmímetro, teste a resistência e veja se está entre 0,2 e 1 Ohm.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
a) Desligue os terminais do motor do circuito em que ele se encontra. b) Ajuste o multímetro para uma escala de baixas resistências (x1 ou x10) zerando-o. O provador de continuidade deve ser capaz de indicar continuidade com resistências de 0 a 1 000 Ω.
Se o motor do aspirador parar de funcionar inesperadamente, verifique o cabo elétrico, a ventoinha (para ver se está emperrada) e a chave liga/ desliga. Também é possível que o motor esteja com defeito. 1) Se você suspeita de defeito no motor, primeiro teste as escovas do motor com um multímetro.
A arma deve girar por volta de uns 3000 ou 4000 rpm.
Ao receber energia, o ventilador deve dar um impulso e começar a girar. Caso isso não aconteça, o ventilador de teto realmente está queimado.
Curto. Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido.