As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras. Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa.
Dentre as propriedades específicas, podemos citar: Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc.
Propriedades físicas específicas: Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.
As propriedades especificas são Organolépticas e Físicas. Na propriedade organolépticas entram o cheiro, a cor, o brilho e o sabor. E na física entram densidade e dureza.
As propriedades gerais da matéria existem para mensurar diversos itens referentes a corpos. Algumas dessas propriedades são: massa, inércia, extensão. As propriedades específicas possuem valores definidos para cada tipo de matéria. ... Note que ambos possuem massa qualquer, dependendo da quantidade existente.
Resposta. Resposta: A propriedade da física da matéria é a Massa.
→ Propriedades específicas Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado. Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
Resposta: As propriedades que devem ser utilizadas na identificação de uma substancia devem ser as especificas, pois as gerais são comuns a todas as substancias e as especificas são, como o próprio nome diz, únicas de uma determinada substancia que precisamos identificar.
Resposta. O ponto de fusão e de ebulição são as propriedades mais adequadas para esta verificação. Mas não totalmente conclusivas. Determinando-se a dureza e a densidade a confirmação da amostra se dará em porcentagens bem elevadas.
(Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? Cor e densidade.
Ductibilidade – capacidade que a substância tem de ser transformada em fios. Característica dos metais. ... As propriedades químicas são as responsáveis pelos tipos de transformação que cada substância é capaz de sofrer. Estes processos são as reações químicas.
Se for uma substância pura, essa substância terá um ponto de fusão, sendo que antes desse valor a substância encontrar-se-á no estado sólido e, após o ponto, em estado líquido. O mesmo pode ser dito com relação ao ponto de ebulição, sendo que a substância passará do estado líquido para o gasoso.
Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedades são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável.
Substâncias são matérias que apresentam propriedades (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição etc.) ... Já as misturas são matérias que apresentam propriedades variáveis. Uma forma que pode ser utilizada para identificá-las são os gráficos que as representam.
As substâncias puras são classificadas em simples e compostas, e as misturas são classificadas em homogêneas e heterogêneas. ... Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes.
As misturas azeotrópicas se caracterizam pelo comportamento diferenciado quando submetidas à ebulição. Tomemos por exemplo a água (substância pura). ... Em se tratando da mistura azeotrópica, esta se comporta como se fosse substância pura em relação à ebulição, apesar de ter em sua composição duas substâncias diferentes.
Substância pura simples: é toda substância formada por átomos de um único elemento químico. ... Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio. Gás carbônico (CO2), formado por átomos de dois elementos: carbono e oxigênio.
Resposta. Explicação: Apenas a água destilada apresenta uma substância pura, as demais sofrem algum tipo de alteração.
Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.
Substância pura é aquela composta por apenas um tipo de elemento (exemplo O2), já uma mistura é formada por dois ou mais elementos (exemplo H2O).
Substância pura é toda substância formada por apenas um tipo de molécula, de composição química invariável e homogênea, e que tenha propriedades físicas e químicas constantes. A substância pura pode existir em mais de uma fase, porém, nesses casos, a composição das fases será a mesma.
Uma mistura é uma porção de matéria constituída de duas ou mais substâncias. Misturas são o produto da união mecânica de substâncias sem mudança na natureza química, e portanto, cada substância retém suas propriedades.
Resposta: mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Explicação:Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.
São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica). Exemplos: soro fisiológico (0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água);
As misturas homogêneas são todas aquelas que visualmente apresentam apenas uma fase em sua composição, isto é, não podemos notar a presença de mais de um componente em uma determinada mistura. ... As misturas heterogêneas são aquelas que pode-se notar mais de uma fase que é formada por mais de um elemento na composição.
Figura 4: Mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre. Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
Uma mistura Homogênea é quando duas substâncias diferentes são colocadas juntas e você não consegue diferenciar uma da outra, porque elas se misturam. Exemplos: Alcool e água, Sal e açucar, Água e vinagre, Leite com Nescau, etc.