Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995).
A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado. A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico.
Resposta. Resposta: A pessoa autoconsciente, a mergulhada e a resignada.
Dessa maneira, autoconsciência emocional é um termo para denominar a busca por um conhecimento maior de si mesmo e por estar ciente da existência das nossas emoções, com o objetivo de compreender o que sentimos e vivenciamos no dia a dia.
Confere com a gente!
A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos do eu, incluindo traços, comportamentos e sentimentos....Como identificar as emoções autoconscientes?
5 princípios para ter consciência plena
Os nossos pensamentos nos ajudam a refletir e nos conduzem à forma como reagimos diante de conflitos e imprevistos que a vida nos apresenta diariamente. O grande problema é quando estes pensamentos se tornam limitantes dificultando as nossas ações.
A heurística é um atalho mental que permite que as pessoas tomem decisões e resolvam problemas de forma rápida e eficiente. Esse processo é influenciado pela emoção (medo, prazer, surpresa, etc.), ou seja, a resposta emocional afeta a decisão, tendo um papel crucial para a tomada de decisões.
As emoções nos influenciam mais do que a razão porque estão em uma área mais primitiva do nosso cérebro e, portanto, mais profunda. Elas são a base de tudo o que somos. A razão é como um cinzel com o qual polimos e pacificamos as nossas emoções, algo que nos ajuda a viver melhor.
Os sentimentos são, portanto, fundamentais para organizar a sociedade e foram fundamentais para a formação dos sistemas moral e judicial. Mas as emoções por si só têm limites. Para vivermos em sociedade no século XXI, precisamos muitas vezes ser capazes de criticar as nossas próprias emoções e dizer não a elas.
Portanto, ser simplesmente emocional e deixar qualquer emoção fluir solta pode ser bem prejudicial para sua vida. E ser racional não significa não ter emoções. Ser racional é ter a emoção certa na hora certa. Novamente, conclui-se que o equilíbrio é a melhor opção!
A razão sempre busca a resposta que traga exatidão, como por exemplo... certo ou errado, verdadeiro ou falso.. sempre com senso de julgamento. O coração te traz o visceral, o que pulsa... e pode estar relacionado com sentimentos e até mesmo com a intuição.