As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes, endotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.
- Possuem o corpo coberto por penas; - Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas); - Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar); - Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos).
Um típico pássaro que canta tem entre 2000 e 4000 penas no total. 30 ou 40% das quais são encontradas na cabeça e no pescoço. Pássaros que vivem em climas frios podem ter mais do que isso, e algumas espécies como o cisne tundra tem mais de 25.
Depois de adultos as aves fazem mudas para substituir penas desgastadas por novas. As penas não servem apenas para cobrir o corpo e facilitar o vôo. As penas retém ar e proporciona um acolchoado que conserva o calor do corpo da ave. ... As penas são importantes elementos da comunicação entre os indivíduos da mesma espécie.
Répteis
Passeriformes
Passeriforme
Onde vivem as aves As aves são encontradas praticamente no mundo inteiro. Existem hoje mais de 9 mil espécies de aves, que se adaptaram a habitats diversos — desde desertos até florestas úmidas e cidades. As araras são aves que vivem nas florestas tropicais e equatoriais.