Atualmente, a doutrina dominante entende que o estabelecimento empresarial corresponde a uma universalidade de fato, tendo em vista que corresponde a um conjunto de bens que se mantém unidos para obtenção de uma determinada finalidade, em razão da vontade do empresário.
Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária. Assim, já temos que o estabelecimento não é só o local da empresa, mas todo o complexo de bens para o exercício da atividade empresarial.
DIVISÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA
A organização da atividade ocorre quando nela estão presentes os quatro fatores de produção: capital, insumos, mão de obra e tecnologia, na busca do lucro pela realização de determinada atividade. Contudo, compreende-se que a empresa poderá ser exercida sem o fator mão de obra externa (empregados).
Empresa, portanto, é a atividade econômica organizada. A organização é a união de vários fatores de produção, com escopo de realização de bens ou serviços. O empresário, assim, é quem realiza essa empresa, expressão tomada como sinônimo de atividade.
966 e o parágrafo único do Código Civil informam que; Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
A partir desta visão poliédrica, Asquini definia os quatro perfis para a empresa como sendo subjetivo, objetivo (ou patrimonial), funcional e corporativo. ... A empresa, neste perfil, confunde-se com o conceito de empresário, que se encontra definido no art. 966 do Código Civil Brasileiro.
Planejadores são pessoas de natureza mais calma e centrada. Gostam de manter uma rotina previsível e se perdem em ambientes de mudanças muito constantes. Para alguns, eles parecem mais lentos que o habitual, no entanto, essa é uma de suas principais qualidades.
Os Integradores acreditam que as pessoas são o que há de mais importante no mundo e, por isso, voltam suas energias para que todos sejam justos uns com os outros. Obsequiosos e cooperativos, eles poderão dedicar seus esforços na busca do que é certo para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.
A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.