O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).
❖ Temporal: a cada quanto tempo o sensor adquire dados, por exemplo, a cada 30 dias; ❖ Radiométrica: sensibilidade em detectar pequenas variações na energia eletromagnética, representada pela intensidade dos níveis de cinza. o objeto possível de ser visto, maior a resolução espacial de um sensor.
IFOV (Istantaneous Field of View - Campo de Visada Instantâneo). FOV: Define a largura (L) da faixa imageada pelo sensor que se desloca na direção V. IFOV define o campo de visada que projeta sobre a superfície a dimensão mínima detectada em cada posição da faixa imageada.
O sensoriamento remoto é uma técnica que vem ganhando novos mercados e aplicações nos últimos anos. ... Esta técnica é capaz de revelar dados geográficos e até mesmo históricos de espaços naturais, como por exemplo, a distribuição das áreas florestais e o avanço do desmatamento em determinada região.
Tipos e utilização O sensoriamento remoto pode ser em nível terrestre, sub-orbital e orbital. Os representantes mais conhecidos do nível sub-orbital são as também chamadas fotografias aéreas, utilizadas principalmente para produzir mapas. Neste nível opera-se também algumas câmeras de vídeo e radares.
O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.
TIPOS DE SENSORES
O sensor basicamente é um dispositivo que tem a função de detectar e responder com eficiência algum estímulo. ... Depois que o sensor recebe o estímulo, a sua função é emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.
Um Sensor em Eletrônica é um dispositivo que capta e converte um fenômeno físico, como temperatura, umidade ou luminosidade, em um sinal elétrico. Desta forma, os sensores fazem parte da interface entre o mundo físico e o mundo dos dispositivos eletrônicos, como os computadores e redes de dados.
Sensores indutivos são utilizados em processos de automação industrial para detectar materiais ferromagnéticos, ou seja, materiais metálicos por meio da influência em seu campo eletromagnético.
O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. ... Com a indução no metal, ocorre uma diminuição na energia do campo e, consequentemente na amplitude do sinal proveniente do oscilador.
Sensores capacitivos são sensores que detectam qualquer tipo de massa. Seu funcionamento se dá por meio de incidência de um campo elétrico que é gerado por cargas elétricas em sua face, formando assim um capacitor.
6 – O que deve ser considerado na escolha de sensores do tipo capacitivo e do tipo indutivo? ... Por outro lado, os sensores indutivos possuem melhor alcance e permitem melhor operação sujeita a poeira e sujeira. Visto que possuem uma vedação muito boa além de não captar os materiais não condutores.
sensor capacitivo ou de proximidade capacitivo. Embora apresente a mesma função principal, o sensor capacitivo possui algumas características diferentes em relação aos sensores de proximidade que operam a partir de corrente parasita, tais como os sensores indutivos.
Qual a diferença entre saída NPN e saída PNP? ... Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).
Linha de sensores ópticos O funcionamento dos sensores ópticos baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensível. Basicamente são divididos em três tipos distintos: sistema por barreira, difusão e reflexão.
São Sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensivel, basicamente são divididos em três sistemas: Barreira, Difusão e Reflexão, são utilizados em diversas áreas: Industrial em sistema automaticos e de segurança pessoal, residencial e predial como ...
Já no catálogo WEG (2016) sensor óptico difuso é um sensor que o fun- cionamento se dá na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento fotossensível que se baseia na incidência de um feixe luminoso sobre um fotorreceptor, o qual provoca uma comutação eletrônica.
Sensores fotoelétricos ou ópticos são dispositivos que utilizam o processo de emissão e recepção de raios de luz infravermelhos e são usados para detecção de qualquer tipo de substâncias ou materiais, conforme seu índice de reflexão ou difração.
Os sensores são dispositivos que detectam entradas específicas de um ambiente físico. Por exemplo: calor, luz, pressão, material físico ou qualquer variável detectável. Desta forma, um sensor é programado para emitir uma saída assim que entrar em contato com a informação do ambiente físico onde se encontra.
Os sensores são amplamente utilizados na automação industrial e possuem uma função vital nesse processo, ajudando a detectar presença, posição, aproximação, distância, entre várias outras informações sobre os itens produzidos.
Sensores para carros são dispositivos eletrônicos que têm a capacidade de identificar determinados sinais e transformá-los em informação útil ao motorista, tornando a condução mais segura e facilitando a manutenção dos veículos por meio de diagnósticos precisos.
Sensores são dispositivos amplamente utilizados na automação industrial que transformam variáveis físicas, como posição, velocidade, temperatura, nível, pH etc., em variáveis convenientes (unidades de engenharia).
Denominamos sensores mecânicos àqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches). ... Na foto temos um exemplo de microswitches da Honeywell que podem ser incluídas nessa linha de sensores. A seguir, exemplos de chaves de fim de curso, também da Honeywell.
O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra neste campo são induzidas pequenas correntes parasitas.