DO ENCÉFALO RAMOS DAS AA. CEREBRAIS Pela irrigação do telencéfalo e do diencéfalo são responsáveis principalmente 3 grandes artérias: A. CEREBRAL ANTERIOR, MÉDIA E POSTERIOR Cada uma dessas artérias é responsável pelo suprimento de sangue de uma área relativamente bem definida do diencéfalo e telencéfalo.
O principal sintoma da ruptura de um aneurisma cerebral é a dor de cabeça muito forte, e sempre súbita, geralmente descrita pelos pacientes como “a pior dor de cabeça da vida”, ocorrendo muito intensa de um minuto para o outro, muitas vezes associada a uma sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos, ou até ...
O principal risco do aneurisma é a sua ruptura com conseqüente hemorragia na "capa" do cérebro (meninge) causando a hemorragia subaracnóide. Quando o aneurisma rompe dentro da massa cerebral causa o hematoma. Estas situações são, popularmente, conhecidas como "Derrame cerebral".
Segundo o neurologista Rogerio Reis, as causas da formação de um aneurisma podem ser congênitas ou adquiridas. Nesse último caso,alguns fatores aumentam a chance de formação e rompimento, como o tabagismo, hipertensão arterial e colesterol alto.
Verdade. Dados da American Stroke Association apontam que se a pessoa tem um aneurisma, há entre 15% e 20% de chance de ter outro simultaneamente. 3.
Causa. O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo com o passar do tempo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes na cabeça).
O aneurisma, infelizmente, quase sempre se manifesta de surpresa, de uma vez só. Leia este artigo sobre cefaleia em trovoada, um possível, embora infrequente, sintoma de aneurisma, a título de exemplo. Já a enxaqueca se manifesta com crises de dor de cabeça e outros sintomas que vão e vêm ao longo de anos.
É importante buscar assistência médica imediata em casos de dor de cabeça forte, que surge de repente ou persiste por dias, que não cede com o uso de analgésicos comuns e está associada a sintomas como confusão mental, sonolência, febre alta, desmaios, convulsões, rigidez da nuca, vômitos ou alterações motoras.
A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade.