Ponto, reta, plano e espaço são noções geométricas que não possuem definição, mas dão base para todo o conhecimento existente sobre a Geometria. Ponto, reta, plano e espaço são as noções primitivas da Geometria. Esses objetos não possuem definição, mas precisam existir para dar base para as definições geométricas.
Um ponto, propriamente dito, é uma entidade que é caracterizada pelos seguintes postulados:
Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. Os pontos que fazem parte da reta sempre são indicados por letras maiúsculas. Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
Reta é a figura geométrica constituída por uma linha que estabelece a menor distância entre duas posições. Características: a reta só possui uma dimensão, comprimento. a reta é ilimitada, não possui início e fim.
substantivo feminino Parte extrema de um objeto considerado em seu comprimento; ponta, fim: extremidade de um bastão, de uma reta ou figura.
uma reta não tem extremidades pois ela não tem começo nem fim, uma semi-reta tem uma extremidade já que ela tem começo mas não tem fim, e um segmento de reta tem começo e fim, portanto tem duas extremidades.
As retas são objetos que possuem uma dimensão apenas, assim, só é possível tomar uma medida em qualquer objeto que esteja definido dentro de uma reta: o comprimento.
Parte extrema de um objeto considerado em seu comprimento; ponta, fim: extremidade de um bastão, de uma reta ou figura. [Anatomia] Cada um dos membros inferiores ou superiores (braços, pernas): extremidades do corpo. Margem ou beira de; orla.
Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.
As semirretas opostas possuem o mesmo ponto de origem, mas sentido diferente nos seus prolongamentos. As semirretas são delimitadas apenas por um ponto que é chamado de ponto de origem. São diferentes dos segmentos de reta que são delimitados por dois pontos.
Esta página traz uma entrada com grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. A forma correta de grafar o termo conforme esse Acordo é semirreta.
O prefixo "semi" só se liga com hífen a palavras iniciadas com vogal, "h", "r" ou "s". Assim, há hífen em "semi-analfabeto", "semi-humano", "semi-reta" ou "semi-sólido", mas não há em "semifinal", "semivogal", "semicírculo" ou "semibárbaro".
Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Como a palavra "regra" inicia com "r", o correto é contrarregra, sem hífen e com a consoante "r" dobrada.
Depois da reforma ortográfica, neo– só aceita hífen antes de h e o. Com as demais letras, vem tudo colado como unha e carne: neo-humanismo, neo-hebraico, neo-ortodoxo, neo-orleanês, neoescola, neorrealismo, neossocialismo.
O falso prefixo neo-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, não devemos usar o hífen.
[ Cinema, Literatura ] Corrente artística e literária, de meados do século XX, muito marcada por ideologias políticas de esquerda, que procurou descrever e representar a realidade social das classes trabalhadoras. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: neorrealismo.