Conceptismo, também chamado de Consentidualismo, é uma vertente literária do estilo barroco surgida em meados do século XVII na Espanha. ... A literatura conceptista é marcada pelo jogo de ideias (conceitos), onde é construído um raciocínio lógico, racionalista, com retórica aprimorada.
A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica. Todos estão presentes na seleta feita pela UFRGS.
O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.
Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. A religiosidade, o lirismo e a efemeridade são características de sua obra. Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.
Gregório de Matos Guerra: o Boca do Inferno Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. ... O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida.
" A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. ... - ou seja, uma poesia satírica seria uma poesia que ridiculariza algo.
Romance narrado em terceira pessoa, dividido nos capítulos: A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devassa, A Queda e O Destino. Todas as expressões vulgares usadas no livro são uma referência a Gregório de Matos.
Ana Miranda
Boca do Inferno se passa no século XVII (1863), na Bahia colonial, durante o governo tirânico do militar Antônio de Souza de Menezes, apelidado de Braço de Prata, por usar uma peça deste metal no lugar do braço (perdido numa batalha naval contra os invasores holandeses). A ação se passa em Salvador.
Poesia religiosa são poesias que falam de Cristo ou de algo parecido assim como a música sacra, a poesia religiosa fala do que é bom para nossa alma mais uma vez peramte a igreja que tem o domínio sobre qualquer arte do movimento barroco.
1. [ Literatura ] Poesia em que o autor mete a ridículo os vícios ou defeitos de uma época ou pessoa. 2. Discurso, texto ou obra que critica pessoas, entidades, costumes, vícios, etc., em tom jocoso ou sarcástico.
A sátira utiliza técnicas como a "redução ou diminuição" e a "inflação ou aumento". Na redução, por exemplo, uma chanceler pode ser chamada de “garota”; e na inflação, um buraco de “cratera”. Assim, podemos notar que esse estilo literário recorre, muitas vezes, ao uso de elementos como a hipérbole e a justaposição.
A sátira precisa ser engraçada e instigar o riso. Nada é mais interessante em um texto satírico do que a combinação entre crítica e humor. Pense: quais são as coisas em que o público-alvo se interessa e pelas quais se vê representado? Alie a resposta a seus conhecimentos sobre o ocorrido em questão.
A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.