As infecções do sistema urinário são as principais causas do aumento de leucócitos na urina, o que indica que o sistema imune está tentando combater uma infecção por fungo, bactéria ou parasitas.
Os piócitos correspondem aos glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que podem ser observados durante o exame microscópico da urina, sendo completamente normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo ou 10.
A piúria é definida como a presença de dez ou mais células brancas por milímetro cúbico de uma amostra de urina, ou pela presença de três ou mais glóbulos brancos por campo de urina, ou um teste com fita reagente, que é positivo para esterase de leucócitos.
Nitritos são evidência da presença de Enterobacteriaceae, que converte nitratos de urina a nitrito. Um teste positivo é extremamente específico mas não sensível. Mais de 10 mil bactérias/mL de urina são necessárias para resultar em um teste de nitrito positivo.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
Recomendações para evitar infecção urinária