Risco C - Não há estudos adequados em mulheres. Em experiências animais ocorreram alguns efeitos colaterais no feto, mas o benefício do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez. Exemplos: Hepatilon, Gamaline V, Pravacol, Desonida, Tolrest.
Categoria na gravidez B Não há estudos adequados em mulheres. Em experiência em animais não foram encontrados riscos, mas foram encontrados efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, especialmente durante o último trimestre de gravidez.
Ingerir álcool no início da gravidez causa danos permanentes ao feto. Beber durante as primeiras semanas de gestação pode causar danos permanentes ao feto, segundo estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia.
Gestantes podem sim tomar chás....Se a futura mamãe gosta de chás, uma boa pedida é consumir aqueles que acalmam e auxiliam na digestão:
As que não estão amamentando podem ter os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto, ou pode demorar de dois a três meses para voltar, isso vai depender do organismo de cada uma.
1 Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto. 2A maioria dos profissionais da saúde recomendam não engravidar imediatamente após ter dado à luz. 3Para engravidar é preciso ovular. 4Em média, leva cerca de 14 meses para o período menstrual retornar.
Gestação não é contraindicação para amamentação. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se aumentar o aporte calórico e de fluídos. Muitas crianças interrompem a amamentação espontaneamente durante a nova gravidez.
After Delivery: When to Call the Doctor
O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.
O puerpério é dividido em três fases: Puerpério imediato (se estende de 2- 4 horas pós-parto). Puerpério mediato (até o 2-3 dias pós parto). Puerpério tardio (até cerca das 6 semanas pós-parto).
As três fases do puerpério, período vivido pela mãe logo após a gestação