adjetivo Relativo à etnografia, à subdivisão da antropologia que analisa ou estuda múltiplas etnias, tendo em conta suas implicações na sociedade.
O método etnográfico é usado como um paradigma científico porque ele supõe uma ampla combina- ção de técnicas e recursos metodológicos; que dá uma maior ênfase nas estratégias interativas, observação participante, nas entrevistas formais e informais, no uso da variada tecnologia.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Diferença fundamental Inclui uma descrição de coisas como um casamento e procedimentos para funerais ou cerimônias de circuncisão. A etnologia, por outro lado, emprega a exposição racional na explicação de agregados ou organizações humanas, como clãs, tribos e nações, especialmente durante os seus anos de formação.
Tradicionalmente caracterizada pela realização de observação participante e pesquisas intensivas, a etnografia é um enfoque ou perspectiva de pesquisa aberta a outras estratégias e procedimentos de coleta de dados e não deve ser considerada enquanto um conjunto de procedimentos de pesquisa, o que significaria reduzir ...
1999 «Quando cada caso NÀO é um caso: pesquisa etnográfica e educação ». Revista Brasileira de Educação (Sao Paulo), 10 : 58-78. Resumo: No bojo da presente moda de —pesquisa etnográfica“, identifica-se diversos problemas inerentes à investigação interdisciplinar.
A etnografia é considerada uma descrição densa por englobar uma multiplicidade de estruturas complexas que o antropólogo deve apreender e apresentar. De acordo com Geertz (1989), fazer etnografia é como “construir uma leitura” de um manuscrito estranho, que possui incoerências e exemplos transitórios.
A etnografia como abordagem de investigação científica traz algumas contribuições para o campo das pesquisas qua- litativas, em particular para os estudo que se interessam pelas desigualdades sociais, processos de exclusão e situações sócio- interacionais, por alguns motivos entre eles estão: Primeiro, preocupa-se com ...
Esse modo de apreender a realidade nas ciências sociais é também chamado de observação participante e trabalho de campo. Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico.
Malinowski foi o primeiro antropólogo de campo a observar a representação fisiológica da reprodução na representação de uma sociedade tradicional. A ênfase atribuída por ele a um aspecto considerado subjetivo na pesquisa de campo o aproximou da lógica e da importância da fertilidade num sistema social diferenciado.
Resposta: O uso da imagem na pesquisa antropológica, aqui considerada como etnofotografia, atualmente tem a credibilidade, enquanto linguagem, no estatuto dos pesquisadores de campo, como um dos instrumentos de escrita científica.
9 – Por que é importante um curso de observação? ... O curso de observação fornece treinamento no uso da observação científica, que sendo objetiva e sistemática, requer adoção de procedimentos específicos de coleta e registro de dados.
07. Como o observador deve se comportar na coleta de dados? Deve se comportar como um estranho para evitar as suas interferências pessoais, isso melhora a qualidade das descrições.
Significado de Observação substantivo feminino Ato ou efeito de observar. Exame, análise. Nota, reflexão. Nota escrita.