BIOPLIC é um material resinoso, composto por grupos dimetacrilatos, cargaorgânica, dióxido de silício, fluoreto de sódio e catalisadores, que apósativação por luz visível (aparelho fotopolimerizador), endurece adquirindo uma consistência borrachoide, utilizado para vedar temporariamente as cavidades.
BIOPLIC deve ser aplicado puro na cavidade devidamente preparada, sem necessidade de realizar o condicionamento ácido ou utilizar adesivo dentinário.
Esse cimento provisório é de fácil manipulação, adere ao instrumento e às paredes do dente tendo rápido endurecimento na temperatura bucal....Armazenamento e Conservação:
Modo de Uso:
Modo de usar: Inserir o Obturador Provisório Villevie na quantidade adequada ao local a ser aplicado. O local deverá estar isento de umidade no momento da aplicação, evitando o deslocamento do curativo. Tem cura (endurecimento) entre 15 e 30 minutos e fácil remoção, sem uso de brocas ou outro instrumento especial.
Técnicas de Aplicação:
O produto é um cimento à base de óxido de zinco/ sulfato de zinco, destinado para aplicações de curto prazo (no máximo uma ou duas semanas), e ótimo selador para trabalhos em endodontia - onde se faz necessário um vedamento hermético da câmara pulpar em relação ao meio bucal.
Coltosol é um material para obturações provisórias, pronto para uso, livre de eugenol que endurece rapidamente na boca ao contato com a saliva. Possui grande aderência garantindo bom isolamento marginal.
Segundo Johnathan, quando comparado às resinas compostas, o amálgama apresenta custo relativamente baixo, alta resistência mastigatória e resistência ao desgaste, maior durabilidade, facilidade de execução da técnica restauradora, menor infiltração marginal com tendência a diminuição (corrosão marginal proporciona um ...
A resina não é indicada para áreas muito extensas. Por isso, funciona melhor nos dentes da frente, já que não atrapalha no fator estético e a extensão é menor. Já a amálgama é mais recomendada para os dentes posteriores, que são maiores e normalmente a cárie se propaga em uma área maior.
Cuidados durante o procedimento
No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.
E se você tem uma, deve ficar atento: além do prejuízo estético, aconselha-se trocar essa restauração por conta da sua toxicidade. Por isso, a troca das restaurações de amálgama pelas de resina é algo comum, mas esta última não é indicada para cobertura de uma área muito grande.
Porcelana, zircônia e resinas ceramizadas: mais estética e durabilidade. A resina composta comum e o amálgama de prata, apesar das notórias limitações, continuam sendo os materiais mais utilizados em restaurações dentárias no país.
A obturação dói? A restauração ou obturação é realizada sob anestesia local, o que permite que o paciente não sinta dor durante os procedimentos de restauração do dente.