O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
Exemplos de frases no modo imperativo
Imperativo afirmativo
Forma afirmativa
Detalhe: Se a pergunta for na 3ª pessoa do singular, ou seja, com os pronomes "he" (ele), "she" (ela) ou "it" (ele, ela, isso), então usaremos a forma "does" em vez de "do": He eats fish. (Ele come peixe.) Does he eat fish? (Ele come peixe?)
Além de verbo auxiliar, o do também pode ser usado como “fazer”. Neste caso, o did pode aparecer na frase como “fiz”, “fez”, “fizemos” e “fizeram”. Veja: Phill did it for me.
DID – Direct Inward Dialing (também conhecido por DDI na Europa) é uma configuração oferecida por companhias telefônicas para serem usadas com o sistema PBX de seus clientes, através do qual a companhia telefônica (telco) agrupa um conjunto de números associados com uma ou mais linhas telefônicas.
É um verbo irregular, ou seja, no passado ele vira “did”, igual à partícula auxiliar. Então, diríamos: “I did my homework.” (Eu fiz minha lição de casa.)....E, nas perguntas, apenas invertemos a ordem na frase, sem necessidade de qualquer partícula, assim:
Quando comecemos a aprender inglês, logo aprendemos que YOU significa VOCÊ ou VOCÊS.