Atualmente, reivindica-se ao sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, os vestígios mais antigos deixados pelo homem nas Américas. Datações feitas a partir de carvões originados de fogueiras e pedras lascadas indicam uma ocupação humana que remonta a cerca de 60 mil anos.
O arqueólogo é o profissional que estuda as sociedades e culturas humanas por meio de vestígios de objetos fabricados e utilizados no passado, como restos de instrumentos e cerâmicas.
No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.
Os sítios arqueológicos são locais onde se encontram ferramentas, artefatos, marcas que indicam que houve ocupação humana.
O mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, a Luzia, está no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, que é destruído pelo fogo na noite deste domingo. O fóssil foi achado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e, depois, encaminhado para o museu.
Entre os estados que apresentam antigos vestígios da presença humana podemos destacar primeiramente os estados do Piauí, Minas Gerais e as regiões litorâneas do Centro-sul do país.
Os primeiros habitantes do país eram caçadores e agricultores. Eles moravam em cavernas e na própria floresta, e manuseavam arcos e flechas feitos de pedra. Além disso, alimentavam-se de peixes, animais e frutos. Os povos que viviam na costa brasileira também alimentavam-se de vários frutos do mar.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. É claro que, se o arqueólogo for realmente classificar todos estes lugares, classificaríamos até mesmo nossa própria casa como um patrimônio público.
O mais antigo registro escrito que se tem notícia foi encontrado na cidade de Uruk, atual região sul do Iraque. Com o passar do tempo, os sistemas de escrita foram ganhando maior complexidade quando os símbolos passaram a representar sons.
Origem da Humanidade Até então, os vestígios mais antigos de Homo sapiens conhecidos pelos cientistas eram os do sítio arqueológico de Omo Kibish, na Etiópia, datado de 195.
Publicado em - 12:21 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. Vestígios de ocupação humana de 3 mil a 4 mil anos foram encontrados em escavações do metrô na região central da cidade do Rio de Janeiro.
6 sítios arqueológicos fascinantes no Brasil
Recipientes de cerâmica produzidos por volta do ano 6.
Esses registros (ou vestígios) arqueológicos são as fontes históricas materiais que tornam possível reconstruir a história passada da sociedade humana, incluindo a pré-história da humanidade.
Significado de Vestígio substantivo masculino Pegada deixada no lugar em que se passa; rastro. O que marca a passagem ou a ocorrência de; indício: vestígios de ocupação humana. [Figurado] O que sobrou; resquício: os ossos são vestígios do crime.
As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
O arqueólogo, por exemplo, pode analisar vestígios materiais dos egípcios antigos, mas cabe ao historiador ou antropólogo explicar o funcionamento daquela sociedade. ... Diferente dos paleontólogos, que buscam e estudam os fósseis, os arqueólogos investigam os objetos do passado.
A arqueologia é uma área científica que se preocupa em compreender o passado das sociedades humanas por meio de registros e evidências antigas. ... O mais comum é que os estudos sejam empreendidos por pesquisas sobre o solo e materiais arqueológicos que foram soterrados ou danificados ao longo do tempo.
Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. ... No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região.
As raízes da ARQUEOLOGIA remetem aos egípcios e gregos. Mas a ciência só evoluiu quando surgiram ferramentas mais elaboradas e foram criadas técnicas de escavação. E nenhuma época poderia ser tão favorável quanto o Iluminismo: um dos primeiros a desenvolver a ARQUEOLOGIA foi o filósofo inglês John Aubrey (1626-1697).
O Centro Especializado em Arqueologia Pré-Histórica estuda as populações anteriores à chegada dos colonizadores europeus no Brasil e, particularmente, no estado de Minas Gerais. A prospecção consiste em buscar e caracterizar os sítios arqueológicos. ...