Um corpo deficiente está fora dos padrões estabelecidos, gerando uma prática preconceituosa e segregacionista. A instituição assistencialista constitui um dos mais eficientes mecanismos de defesa da sociedade em relação aos portadores de deficiência, identificando-os e mantendo-os isolados do convívio social.
É muito comum vermos as pessoas e estabelecimentos nos dias de hoje ainda utilizando a expressão PNE (Portador de Necessidade Especial), Pessoa deficiente, Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, tanto na forma escrita quanto na falada.
Conhecido como Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social, esse direito garante que portadores de necessidades especiais com mais de 65 anos recebam um salário mínimo, desde que a renda per capita da família seja inferior a ¼ desse mesmo salário.
Deficiência física
A alteração do comprimento da perna de forma funcional ocorre quando as pernas são as mesmas. No entanto, devido a uma outra condição, tal como a inclinação da pelve ou piriforme e isquiostibiais encurtados, cria a aparência de uma perna mais comprida ou mais curta do que a outra.
Olá, Normalmente a perna dominante, direita no destro e esquerda no canhoto, pode ser um pouco mais grossa que a outra. Uma diferença de 01 cm é comum. Se for mais , é recomendável verificar.
Em dismetrias maiores, o paciente poderá ter de utilizar palmilhas e em casos mais graves utilizar um sapato adaptado e feito por medida. Uma fisioterapia pode libertar a fáscia , alongar os músculos encurtados, corrigir uma eventual escoliose e diminuir a dor e o enfraquecimento muscular.
Como tratar um encurtamento muscular De modo geral, a melhor maneira de enfrentar os encurtamentos é com um trabalho de alongamento. É importante a prática passiva, ou seja, quando a execução do alongamento é feita por um especialista e não por conta própria.