O Exame de Ressonância Magnética de Coluna Lombo Sacra é indicado para rastrear alterações por meio de uma inspeção das estruturas internas do corpo humano, oferecendo imagens de alta resolução.
Pessoas que possuem implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marcapassos, stents e pinos não devem fazer o exame. A necessidade de jejum depende do protocolo do hospital e da região em que o exame será realizado. Em alguns casos pode ser necessário jejum de até 6 horas.
Em geral, pacientes que possuem marcapasso ou outras estruturas metálicas dentro do corpo (como pinos, por exemplo), não podem realizar esse tipo de exame - e, dependendo de certas circunstâncias, quem tem desenhos feitos com pigmentos artificiais na pele, como tatuagens ou micropigmentação (seja ela nas sobrancelhas, ...
A mulher menstruada ou que esteja a amamentar pode realizar a RM da pelve e não existe contra-indicação para a administração de contraste. No caso da gravidez, o risco é analisado entre o Médico Radiologista e o Médico Assistente.
Próteses dentárias e aparelhos ortodônticos móveis deverão ser retirados. Antes de iniciar o exame uma medicação sedativa é aplicada. A endoscopia é realizada com o paciente deitado sob o seu lado esquerdo.