Proporcionar ao aluno conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dá autonomia aos alunos na escovação dos dentes. Muito embora o projeto tenha um cronograma pra a execução, visa criar um habito na vida das crianças.
As principais causas da cárie são os alimentos açucarados e pegajosos, juntamente com a má higiene bucal. É importante entender as causas para que sejam utilizados os métodos apropriados para cuidar dos dentes e da saúde.
importância de escovar os dentes após a ingestão de alimentos. Objetivo: Orientar as crianças quanto à importância da boa higiene bucal com o uso do fio dental, o consumo moderado de açúcar e a visita regular ao dentista.
Problema nenhum! Como já mencionamos anteriormente, é fundamental ter hábitos saudáveis e uma higienização bucal eficaz. Também não tem problema algum escovar os dentes antes de tomar café da manhã, mas é preciso se lembrar de escovar depois de cada refeição.
1. Enxaguar ou cuspir? Para alguns, essa primeira dica pode surpreender, mas de acordo com Preddy, o ideal é cuspir, não enxaguar. “O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.
O correto a ser feito De uma maneira geral, o correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
“Enxágue bem a boca antes e depois da escovação, com bastante água limpa e fria”. A escova de dente deve ser devidamente limpa logo após a escovação para não acumular restos de alimento e se transformar numa colônia de bactérias.
Rotina simples
Beber bastante água: ADOTAR. Beber bastante água além de equilibrar o ph bucal e estomacal, também contribui para o bom funcionamento do sistema digestório. Fumar: EVITAR. Hábitos como fumo e consumo de álcool também contribuem para o desequilíbrio bucal, deixando os dentes mais suscetíveis ao processo carioso.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Não cuidar dos dentes adequadamente, pode inclusive acarretar ou agravar doenças cardiovasculares e diabetes. Para garantir um sorriso bonito e saudável, é necessário escovar os dentes após cada refeição, e utilizar o fio dental.
A cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Por isso é importante ensiná-las desde cedo a cuidar da saúde bucal. Esse cuidado passado de pais para filhos, deve ser iniciado logo nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Os benefícios serão para o resto da vida.
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chega nem próximo a este tempo. Para se ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.
Muitos dentistas concordam que a escovação adequada leva pelo menos dois minutos. A Dra. Anna Guarna, dentista há mais de vinte anos em Connecticut, vai além e normalmente pede que seus pacientes escovem os dentes por três minutos — um minuto e meio para cada arcada dentária.