Misture um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio. As baratas são atraídas pelo açúcar e, ao comerem a mistura, o bicarbonato tratará de matá-las. Esse ingrediente utilizado para fazer sabão pode ser espalhado pela casa.
O recipiente deve ser colocado próximo a uma porta. Modo de fazer: Coloca um pedaço de pão dentro do pote e espalha vaselina nas laterais do pote. As baratas serão atraídas pelo cheiro da comida e não conseguiram sair por causa da vaselina. Para a armadilha ser mais eficaz, enrole o pote com plástico ou cartolina.
O método mais eficaz. Basta passar vaselina na parte interna de um recipiente com bocal, por exemplo, um pote de vidro, o pote de whey que está abandonado, um copo grande. Antes disso, coloque dentro do recipiente algum atrativo, como por exemplo banana, um doce, ou até mesmo borra de café.
Misture açúcar com bicarbonato em potinhos e espalhe pelos cantos da casa. O açúcar vai atrair a bichana e, ao consumir a isca, ela será envenenada pelo bicarbonato. Vale lembrar que as baratas preferem lugares sujos e úmidos.
Exponha casca e caroço de frutas. As frutas são uma fonte natural de açúcar e podem ser tão úteis para atrair o inseto quanto o ingrediente de cozinha. Use restos de frutas, como cascas e caroços e outros pedaços descartados, para atrair as baratas.
São as cores amarela e azul que atraem os insetos.
Procedimento
Em linhas gerais, a armadilha é feita com uma garrafa pet, uma tela de tecido tipo microtule e uma isca, que pode ser arroz, alpiste ou ração de gatos. A ideia da invenção é capturar o Aedes aegypti enquanto ele ainda é uma larva e ainda não se transformou em mosquito.
Com uma simples garrafa pet de um e meio a dois litros, é possível fazer uma armadilha que retira do ambiente as futuras gerações de mosquitos. Como a água evapora muito rápido na mosquitérica, as fêmeas depositam os ovos cada vez mais abaixo e quando você completar o nível da água, os ovos serão encharcados.
Eiras desenvolveu um produto químico que atrai as fêmeas do mosquito. Com este produto, elas iam direto para a parede, e não para a água, atraídas por um odor específico. Foi então que ele teve a ideia de passar uma cola no recipiente para capturar o aedes aegypti e, em seguida, criou um cartão adesivo para prendê-lo.
Nesse caso, a gente tem recomendado a calda de sabão, com detergente neutro mais óleo. Faz essa calda e joga um jato encharcando a base da planta para pegar e molhar bem o cólo da planta. O pulgão é controlado dessa forma e a formiga vai embora", explicou.