Os cortes devem ser feitos um pouco acima das gemas auxiliares, nem muito distantes nem muito próximos. Há quem só faça a poda da gema apical e gema terminal dos galhos secundários e deixe as folhas. Se as folhas estiverem saudáveis eu deixo uma parte, mas tiro as da parte mais baixa da planta e as mais velhas.
A pimenta-do-reino começa a produzir no segundo ano após o plantio. Mas, segundo Mário Silva, a produção se torna viável a partir de três anos. “No terceiro ano, a produção chega a três quilos por pé. Já no quarto ano, ela aumenta, chega a cinco quilos por planta”.
Deve ser feita a poda do broto terminal, quando a pimenteira atingir 1 m de altura. “Essa prática tem como objetivo estimular a brotação dos ramos laterais de produção ou frutíferos”, explica Prof. Barachisio Lisboa Casali, do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino..
Escolha um vaso de no mínimo 30 centímetros de diâmetro. A parte de terra seca ao redor das raízes (torrão de terra) deve ser mantida na hora do replantio. Em seguida, cubra o vaso com mais terra e molhe-a. Mas você também pode plantar a sua pimenta através das sementes.
Plantio de pimenta biquinho
Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar. Então a chuva também ajuda nesta compactação? Sim!
preparar a terra para plantar, é fertilizar para as sementes se adaptarem ao solo, porque se você plantar em um terreno infértil as sementes ou plantas que forem semeadas não vão trazer resultados esperados.
O solo para cultivar lavanda deve ser leve, bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5. Solos calcários são os mais indicados, por serem ricos em nutrientes e estimularem o crescimento radicular da planta.
A lavanda não tolera solo encharcado. Para conseguir o melhor solo, a drenagem deve ser boa. Para plantar em vaso, coloque pedras no fundo e utilize solo menos argiloso. O pH mais adequado está entre 6,5 e 7,5.