Tipos de Rochas Sedimentares
O basalto é formado pela erupção de vulcões pro meio da consolidação e esfriamento do magma, possui granulação fina, constituída por pequenos cristais. Trata-se de uma rocha ígnea eruptiva de composição especialmente rica em minerais a exemplo do silicatos de magnésio e ferro, sendo muito abundante na crosta terrestre.
As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma.As rochas ígneas ou magmáticas são aqueles tipos de formação rochosas que se originam no interior da Terra,onde é muito quente,oque faz com que,inicialmente,elas permaneçam sob a forma de magma.
Existem três tipos principais de magma, de acordo com o teor em sílica (SiO2) - o magma basáltico, o magma andesítico e o magma riolítico. Os magmas basálticos, com origem na fusão de rochas do manto, contêm cerca de 50% de sílica e um baixo teor em gases dissolvidos.
Mistura de rochas líquidas e incandescentes, o magma pode se formar em regiões mais profundas do planeta do que se supunha. ... Formado a grandes profundidades, o magma ascende a regiões mais rasas e pode chegar à superfície do planeta na forma de lava expelida pelos vulcões.
Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha espalha-se e solidifica-se na superfície do globo.
Erupções explosivas: As lavas são muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo, por isso, violentas explosões; ... Em algumas situações, a lava solidifica-se mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem, mais tarde, ficar evidentes na erosão do cone.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.