Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social. ... Bastante atrelado à cultura, o senso comum é cultivado de geração em geração.
Conhecimento Científico: É o conhecimento racional e exato da realidade. Baseado na metodologia científica. Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum): É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.
Os Diversos Tipos de Conhecimento
O conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e insights sobre algo no decorrer da sua trajetória. ... Trata-se de um processamento complexo e subjetivo da informação absorvida por um indivíduo.
É a razão pelo qual o ser humano está sempre descobrindo novas coisas e criando novas coisas, pois o conhecimento facilita a compreensão do mundo, das pessoas, das coisas, dos fenômenos atmosféricos, geológicos etc. Ele é razão de suas escolhas, razão do seu pensamento.
A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
Uma das maiores verdades que existe é que é muito mais difícil compreender aquilo que não conhecemos, e para entender o funcionamento do mundo que nos rodeia e o comportamento das pessoas que fazem esse mundo funcionar é necessário nada mais que conhecimento.
Scientia potentia est (ou "scientia est potentia" ou também "scientia potestas est") é uma expressão em latim que significa conhecimento é poder. ... A frase implica que, com a aquisição de conhecimento e da educação, o nosso potencial e habilidades na vida aumentarão.
Jane Silva: Quem tem conhecimento tem poder, mas... Quem tem conhecimento tem poder, mas este poder só é valido se usado com sabedoria.
nas leis e regras às quais ele estivesse sujeito. Com este conhecimento adquirido sobre o objeto seria possível ter controle sobre ele. Então, o saber é poder para Bacon, porque o conhecimento da natureza, por exemplo, me dá a possibilidade de agir sobre ela, de exercer o domínio sobre ela.
Francis Bacon
Francis Bacon acreditava que saber é poder, poder sobretudo de dominar ou transformar a natureza em benefício da humanidade. Para tanto, o raciocínio indutivo não basta: é preciso conjugá-lo com observações empíricas, experimentos, experiências.
De todo o poder. “ Fermare la diffusione del sapere è uno strumento di controllo per il potere perché conoscere è saper leggere, interpretare, verificare di persona e non fidarsi di quello che ti dicono. La conoscenza ti fa dubitare.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. ... O conhecimento originado pela filosofia é um modo de interpretação da realidade que diferencia-se de outras formas de conhecer.
Começo esse artigo com a definição de Gnosiologia (ou gnoseologia): é a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.