Sobre os gráficos a a sua importância para a representação temos que os mais importante são o gráfico de coluna, tendo em vista que ele é basante abrangente e possibilita demostrar muitas séries estatísticas.
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
Quanto à forma os gráficos podem ser classificados em: De informação, de análise e diagramas. De informação, estereogramas e de análise. De análise, estereogramas e diagramas.
- Faça o eixo horizontal (o eixo do X). Marque a escala usando unidades iguais. Use o ponto médio de cada intervalo para representar todas as medidas que caírem dentro daquele intervalo. - Faça o eixo vertical para mostrar a frequência, que é usualmente apresentada como um número, percentagem ou taxa.
Gráfico de barras É utilizado em geral para representar dados de uma tabela de frequências referentes a uma variável qualitativa. Nesse tipo de gráfico, cada barra retangular representa a frequência ou a frequência relativa da respectiva opção da variável, as informações são distribuídas linearmente.
A representação gráfica da distribuição de freqüências de uma variável contínua é feita através de um gráfico chamado histograma, mostrado na Figura 12. O histograma nada mais é do que o gráfico de barras verticais, porém construído com as barras unidas, devido ao caráter contínuo dos valores da variável.
Os dois tipos de variáveis que os gráficos representam, podem ser qualitativas ou quantitativas. A primeira mede uma qualidade – como o próprio nome sugere – e pode ser do tipo ordinal (caracterizada por uma ordem natural) ou nominal (caracterizada pela ausência de ordem natural).