Ou seja, através de um jato de ar, o objetivo é expulsar o que quer que esteja obstruindo ou causando irritação. É isso o que está por trás de um cachorro espirrando! No caso dos pets, assim como para nós, a causa do espirro pode ser algo pontual, como acontece quando cheiramos pimenta-do-reino moída.
A gripe canina é uma doença causada pelo vírus da gripe, também chamado Influenza A. Esse vírus, muito contagioso, é transmitido pelos pets que já estão doentes. Ele ataca o organismo do cachorro, debilitando as defesas e causando sintomas como fraqueza, dores, tosse e coriza.
Assim como nós, o cachorro gripado precisa ficar hidratado, portanto ofereça água fresca e até água de coco. Se ele não apresentar sede é importante ressaltar ao veterinário, pois este é um ponto importante de sua recuperação.
Em caso de infecção intestinal bacteriana infantil, e em casos especiais, o tratamento pode também ser feito com antibióticos, sempre receitados pelo pediatra:
E os sintomas, quais são?
A melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é diminuir a ingestão dos alimentos pró-inflamatórios e aumentar a ingestão dos alimentos anti-inflamatórios. Além disso, o consumo equilibrado de alimentos com ômega 6 (pró-inflamatório) e ômega 3 (anti-inflamatório) auxilia no controle da inflamação.