De acordo com a tradição islâmica, Gogue e Magogue são “filhos de Adão” Sahih al-Bukhari e seres humanos, que podem ser soltos quando uma pessoa retorna a uma cidade que foi destruída e eles são banidos de lá. Alguns estudiosos acreditam que essa cidade seja Jerusalém.
Já o livro do profeta Ezequiel apresenta Magog como um reino (que ficava onde, no mundo de hoje, está a Rússia) sob o governo de Gogue, que, em determinado momento, se levantaria para atacar o povo judeu (Ezequiel 38:2 e seguintes).
Mesech, ou Meseque (do hebraico, משך, precioso), é um personagem bíblico do Antigo Testamento. Filho de Jafé (cf. Gênesis 10.
Tubal (do hebraico תובל ou תבל, "tu serás trazido") é um personagem bíblico do Antigo Testamento.
Togarma (Hebreu: תּוגרמה / Togarmah; Armênio: Թորգոմ / T'orgom; Geórgio: თარგამოს / T'argamos), é o terceiro filho de Gomer, neto de Jafé e irmão de Asquenaz e Rifate (Gênesis 10:3). Ele é considerado o ancestral dos povos do Cáucaso do Sul (os georgianos e armênios).
Gomer se encontra com Semíramis na floresta e pede que pare de enganar o povo com essa história de ter poderes. Irritada, ela mata o homem com uma facada.
Biografia. De acordo com o Livro de Oseias, este teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus. A vida familiar de Oseias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses politeístas.
Oseias significa “salvação”, todavia, seguindo a prática hebreia e semítica de mudar o nome a fim de ratificar a mudança de posição ou destino, Moisés, influenciado pelo Espírito de Deus, muda o nome do primogênito da tribo de Efraim para Yehōshuāh.
Lo-ruhamah
A mensagem principal do livro de Joel é sobre a vinda do Senhor, onde haverá muita destruição vegetal, atmosférica e humana. Essa destruição não representa simplesmente a destruição do homem ao meio em que vive, mas uma forma de Deus julgar cada homem pelo seu ato de adoração e comunhão a outros deuses.
O Livro de Amós é o terceiro dos Doze Profetas Menores no Tanakh (chamado pelos cristãos de Antigo Testamento) e o segundo na tradição grega da Septuaginta. ... Amós viveu no reino de Judá, mas pregou no reino do norte de Israel. Seus principais temas são a justiça social, a onipotência de Deus e o julgamento divino.
“O acento principal da mensagem de Amós está na crítica social e no anúncio de um juízo iminente de Deus na história, bem como na tênue, mas clara exigência do restabelecimento da justiça como alicerce das relações sociais”[1].
defesa das viúvas, órfãos e estrangeiros, a mentira e a falsidade em geral e o juramento falso em particular e finalmente as más intenções contra o próximo são temas prediletos dos grandes profetas dos tempos antigos, especialmente de Amos, Oséias, Isaías e Jeremias.