Um outro detalhe que ajuda bastante na drenagem é preencher o fundo do vaso com bolinhas de argila expandida ou até mesmo pedra brita. Feito isso, remexa bastante o solo para que fique solto, adicionando adubo orgânico, que é uma das coisas que auxilia muito no crescimento da planta.
PLANTIO - O tomate pode ser plantado o ano todo, desde que em regiões onde o clima é ameno. Temperaturas muito baixas, como geadas, ou calor em excesso, prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Em locais frios, o cultivo deve ser realizado entre os meses de agosto e janeiro.
Quais são as melhores práticas para aplicar fertilizante NPK?
12 alimentos que podem virar adubo
A adubação pode ser feita de dois tipos básicos: orgânica e mineral. A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra.
A adubação química ou mineral pode ser feita, colocando-se 200 gramas de superfosfato simples e 40 gramas de cloreto de potássio por metro quadrado de canteiro. Também, é importante a sua incorporação no solo. Uma alternativa é, em vez de colocar adubos simples, colocar 250 gramas de adubo químico da fórmula 4-14-8.
Se o cultivo for em vaso, é muito importante que ela tenha uma boa drenagem (você pode usar argila expandida ou brita no fundo do vaso). Outra dica é que a a terra deve estar "soltinha", ou seja, não grudar quando for regada. Uma dica pra isso é misturar uma parte de areia para cada três partes de terra.
O solo ideal deve ter uma boa camada de matéria orgânica, ou seja, dever ser rico em húmus (uma substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos), seguido de terra solta e argilosa, que permite uma boa drenagem e oxigenação.
Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
Como Plantar Em Vasos Para Suas Plantas Ficarem Sempre Saudáveis
Para cada 20 litros da mistura, adicione 150 gramas de farinha de osso. Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%. Pode também adicionar à mistura casca de arroz carbonizada (50% do total).
A terra deve ser proveniente de solos com boas características físicas, isento de nematóides (fazer análise prévia), grama seda e tiririca. Eliminar a camada superficial para reduzir a quantidade de sementes de plantas daninhas. Utiliza-se como adubo orgânico o esterco de curral curtido na proporção de 25% da mistura.
Os saquinhos devem ser enchidos com uma mistura de terra, matéria orgânica e adubo químico. Essa terra deve ser de barranco, de solos profundos e com boas características físicas, ou seja, um solo bem estruturado, poroso e com textura média, nem argiloso e nem arenoso demais.
Escolha da área para plantio do café
Dessa forma, os meses outubro e novembro, início do período chuvoso, normalmente apresentam boas condições para o plantio, proporcionando assim uma maior disponibilidade de água para o desenvolvimento dessas plantas, como foi observado nas fotos acima.