1933
A história de Goiás remonta ao início do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, atraídos pela descoberta de minas de ouro. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, liderou a primeira bandeira com a intenção de se fixar no território, que saiu de São Paulo em 3 de julho de 1722.
Em 24 de outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. A data foi escolhida para homenagear os três anos da revolução de 1930.
Segundo dados do IBGE, aproximadamente 25% da população de Goiás é composta por imigrantes, vindos principalmente, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Bahia, Piauí, como também do Distrito Federal. A composição étnica da população goiana é a seguinte: Pardos: 50,9%. Brancos: 43,6%.
A cidade de Goiânia, atual capital do estado de Goiás, foi formada a partir das transformações políticas que marcaram a história do nosso país na década de 1930. ... Isso porque a Cidade de Goiás, primeira capital goiana, criada no século XVIII, havia sido fundada em razão da atividade aurífera naquela época.
Localizada no centro do seu estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.
A história de um município pode começar em um povoado, que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, em um local protegido, perto de hospedarias) ou às atividades que se desenvolviam na região (feiras, criação de gado, agricultura). Os povoados começavam com um pequeno grupo de pessoas.
A primeira capital goiana tinha sido escolhida quando a província era aurífera: tinha do ouro sua principal fonte de riqueza. Posteriormente, a criação de gado e a agricultura passaram a ser fatores preponderantes no desenvolvimento, e os interesses mudaram.
A idéia da mudança da Capital do Estado surgiu da necessidade de localizá-la, de acordo com os interesses econômicos e sociais de todos os municípios goianos. A primeira Capital Goiana tinha sido escolhida, quando a Província era aurífera.
A História de Goiás iniciou quando o Anhanguera encontrou ouro às margens do Rio Vermelho e fundou o Arraial de Sant'Anna no século XVIII. Com o movimento das Bandeiras acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes.
Caracterizada pelo terreno aplainado, Goiânia pouco apresenta variações bruscas de relevo. A maior elevação altimétrica do município é o Morro do Mendanha, com 841 metros de altitude, onde se encontram as antenas dos canais de televisão aberta da cidade.
Características de Goiânia Hoje, com 84 anos e mais de 1,200 milhão de habitantes, Goiânia é a sexta maior cidade do Brasil. ... Uma característica bem marcante da cidade é sua arquitetura no estilo Art Déco, que adornam os prédios públicos, principalmente do Centro e da região de Campinas.
A art déco em Goiânia é uma das principais características do estilo arquitetônico que deu vida para a cidade. ... Foi construída com a finalidade de deixar para trás o antigo estilo colonial, sendo marcada pela modernidade e sofisticação.
Art Déco
A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
O mundo inteiro ficou encantado pelo estilo Art Déco nos anos 30, o que explica porque Goiânia o adotou em sua construção (a cidade foi fundada em 1933).
Art Decó é um estilo artístico que surgiu na Europa nos anos 20 e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores, entre outras áreas. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.
Seu nome se deve à “Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas”, realizada em Paris, em 1925. – Para identificar a arquitetura Art Déco, procure por formas geométricas, linhas verticais e o escalonamento de volumes.
A origem do nome Art Déco O nome Art Déco vem do termo francês arts decoratifs, que quer dizer arte decorativa, e demonstra a intenção de ornamentação e não propriamente política ou engajada socialmente desse tipo de arte.
Qual a similaridade entre os movimentos da Art Nouveau, da Art Deco e da Bauhaus? A. ... Todos buscam aproximar o campo das artes plásticas e das artes aplicadas.
Art nouveau ( "arte nova" em francês) foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento Arts & Crafts e que teve grande destaque durante a Belle Époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX.