É o mesmo que "vida dos outros". "Você passa mais tempo olhando a vida alheia do que a sua!!" ...
Pertencente ou relacionado com outrem: alegra-o a tristeza alheia. De proveniência estrangeira: viajou para território alheio. Sem relação com o assunto tratado: texto alheio à obra. Que necessita; que não possui: alheia de carinho materno.
Que está absorto e distraído: 2 absorto, distraído, desatento, alheado, enlevado, abstraído, desinteressado, indiferente. Que está isento de algo: 3 isento, livre, liberto, desobrigado, desembaraçado, desligado.
A vergonha alheia acontece quando há algo imperfeito, fora do lugar, desajustado no comportamento de alguém.
Aceite que não há nada errado em sentir vergonha.
A vergonha pode estar relacionada à quebra de regras, ao não respeito às normas e a valores sociais. Tem a ver com o fato do indivíduo se sentir inadequado. ... Assim, uma pessoa pode sentir vergonha a partir de avaliações internas, de seu autojulgamento, mesmo que ninguém a esteja criticando ou condenando.
Como lidar com a Culpa?
“A culpa, quando não bem resolvida, pode levar a um sério desequilíbrio emocional. Afeta a autoestima, traz sentimentos de desesperança, além de deixar a pessoa mais ligada ao passado, o que inviabiliza, por exemplo, a viver o momento presente”, explica Fernanda. O primeiro passo é aceitar aquilo que fez – ou não fez.
É interessante saber que a culpa não é uma emoção verdadeira, ou seja, ela é uma emoção de disfarce que utiliza a reação fisiológica normalmente da raiva ou da tristeza pra se manter ativa.
Pessoas que carregam culpa e não se sentem merecedoras, inconscientemente destroem tudo em suas vidas. O sentimento de culpa é um dos piores que pode afetar o ser humano, uma vez que mantém o indivíduo preso ao passado. Durante a infância, aprendemos que devemos sentir culpa e vergonha ao cometer um erro.
O sentimento de culpa existe então, diz Freud, antes do supereu e da consciência, e é a expressão do medo da autoridade externa. É o derivado do conflito entre a necessidade de amor da autoridade e o impulso para a satisfação pulsional (p. 106).
Muitas vezes, a culpa inconsciente se manifesta através da depressão e ansiedade. ... Na ansiedade, a expectativa de um sofrimento ou punição. A culpa é um sentimento complexo, influenciado por muitos fatores. É experimentado como remorso, autocensura, e um sentimento de indignidade pessoal.
Quando alguém quer cometer um delito ou assume o risco de cometê-lo, ele estará agindo dolosamente. ... Mas se ele cometeu o crime apenas por negligência, imprudência ou imperícia, ele estará agindo culposamente.