Para fazer o teste da prova do laço deve-se desenhar, no antebraço, um quadrado com uma área de 2,5 x 2,5 cm e depois seguir estes passos: Avaliar a pressão arterial da pessoa com o esfigmomanômetro; Insuflar novamente o manguito do esfigmomanômetro até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima.
Dentre os exames laboratoriais citam-se o hemograma (que fornece informações iniciais importante assim como indícios de uma evolução desfavorável), a sorologia para dengue (permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus) assim como a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão.
Como confirmar o diagnóstico de dengue
Antes o tempo médio para o resultado desse exame era de 6 horas, e agora passará para 3 horas. Com esses testes, será possível detectar os quatro tipos da dengue, agilizar o tratamento e as ações de campo para combater o mosquito transmissor.
Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia dolorosa; hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito; queda ...
Fique atento aos sinais de alerta para agravamento da dengue.
sinais de alarme na dengue a) Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua. b) Vômitos persistentes. c) Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico). d) Hipotensão postural e/ou lipotimia.
As alterações hematológicas observadas em pacientes que contrairam dengue apresentam-se de acordo com a evolução clínica e gravidade da doença. As principais alterações hematológicas observadas são a leucopenia, plaquetopenia, linfocitopenia, presença de linfócitos atípicos, alterações nas transaminases.
Por conta disso, há sangramentos em diferentes partes do corpo como, por exemplo, no nariz e na gengiva. Então, os especialistas explicam que como há um aumento no volume de sangramentos, caso a mulher esteja menstruada, ela pode sofrer alterações, aumentando o fluxo menstrual.
A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado.