A partir da compreensão da memória individual, o próximo passo é estabelecer o que é a memória coletiva, a que ela se refere. Quando há uma lembrança que foi vivida por uma pessoa – ou repassada para ela – e que diz respeito a uma comunidade, ou grupo, essa lembrança vai se tornando um patrimônio daquela comunidade.
Para Halbwachs o indivíduo que lembra é sempre um indivíduo inserido e habitado por grupos de referência; a memória é sempre construída em grupo, mas é também, sempre, um trabalho do sujeito.
Dessa forma, verificou-se que a memória individual é muito importante para a construção da memória coletiva, uma vez que as lembranças são constituídas no interior de um grupo e têm a linguagem como seu meio de socialização.
Respondendo a essa pergunta, a psicanalista lembra que a memória coletiva, seja construída pelos grupos sociais, ou por toda uma sociedade, desperta nas pessoas a sensação de pertencimento a um determinado grupo por terem vivenciado os mesmos "momentos históricos".
Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Segundo o filósofo, a fim de evitar rememorar uma grande dor, a vontade da pessoa faria com que ela não fosse mais capaz de ordenar o pensamento. As lacunas deixadas na memória seriam preenchidas, portanto, por conteúdos irreais. As lembranças não estariam subordinadas ao intelecto, mas sim à vontade.
"Esse resgate histórico aproxima as pessoas dos laços que sempre estiveram ao seu redor, traz uma sensação de conforto e segurança importante para quem vive em uma sociedade individualista como a nossa", diz o psicólogo Alexandre Nicolau Luccas. ... E essa foi a forma que encontrei de ensiná-los a valorizar a vida.
Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura? É importante ressaltar que a escrita é um dos meios de preservar, manter as tradições e que muitas sociedades se desenvolveram, se mantiveram e preservaram suas tradições por meio da oralidade.
A linguagem é responsável pela construção dos nossos conhecimentos e ao mesmo tempo ela é conhecimento. Nós reconstruímos discursivamente a memória com nossas práticas. Dessa forma, linguagem e memória são duas formas constituídas de conhecimentos.
Então, os registros são importantes para que possamos entender como tudo aconteceu e como era a situação em que um povo viveu. Por exemplo: Através de registros históricos podemos saber o período em que certo povo viveu, como eram organizadas suas sociedades, instrumentos utilizados etc.
Todos os documentos, registros , ou evidencias de experiências humanas são registros históricos.
Documentos escritos possuem maior relevância em qualquer área de estudo, pois são um objeto concreto para o conhecimento, podendo não ser alterado, ou seja, uma história contada oralmente em alguma hora vai acabar mudando, pois é transmitida pela fala, sem sinal de o que está sendo contado realmente ocorreu.
são documentos relatados no passado que de algum modo nós ajuda a entender o presente e como tudo que conhecemos ou vivemos foi descoberto, o documento histórico e importante para entendermos sobre como era o passado e como foi construído nosso mundo atual.
A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer empresa, pois é a forma que elas têm para comprovar o cumprimento de uma obrigação, trabalhista, fiscal e/ou previdenciária. ... A conservação eficiente garante vida longa aos documentos.
O arquivamento é de vital importância para o gerenciamento de informações e pode dar às empresas maior controle sobre seus processos de informações. À medida que a empresa cresce, ela cria mais dados – dados que precisam ser meticulosamente gerenciados e monitorados para serem utilizados adequadamente.
A importância do Arquivo Organizar o ambiente de trabalho organizado e limpo; Manter sigilo das informações, segurança e preservação dos documentos; Ajudar na comprovação de tempo de serviço de antigos funcionários que querem se aposentar e não têm todos os documentos necessários.
A Organização de Documentos e Arquivos é um serviço que tem como finalidade principal criar instrumentos de controle e monitoramento do armazenamento e tráfego de documentos nas empresas, por intermédio da implantação de técnicas e metodologias de organização e gerenciamento de arquivos.